Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C

Passeio guiado ao Hospital e Património Termal das Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 100 pessoas incluindo 50 estudantes do 5º ano de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, participaram no passeio guiado ao Hospital e Património Termal das Caldas da Rainha no passado sábado, organizado pela Comissão de Utentes "Juntos pelo Nosso Hospital".
A historiadora Helena Gonçalves Pinto fez o passeio guiado ao Hospital e Património Termal

A historiadora Helena Gonçalves Pinto e o arquiteto Jorge Mangorrinha, ambos autores de estudos sobre este e outros patrimónios termais, foram guias da iniciativa, que durou mais de quatro horas. O encontro iniciou no Céu de Vidro, seguido de uma visita completa ao Hospital Termal, depois à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e Museu do Hospital e das Caldas.

Jaime Neto, porta-voz da Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital”, fez um balanço muito positivo do passeio guiado, destacando o “crescente interesse dos cidadãos, caldenses e não só, para conhecerem melhor o património das Caldas da Rainha”. O interesse da população em conhecer o hospital mais antigo do mundo é para este responsável “o primeiro passo para a sua melhor valorização futura”. A Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” quer que este património não só tenha uma dimensão nacional, mas que seja reconhecido a nível da União Europeia. “E como agora se discute o quadro comunitário de apoio 2014-2020, achamos que é o momento oportuno para que os cidadãos das Caldas, através das suas organizações cívicas, como a nossa, ou através das próprias organizações politicas ou económicas, discutam e criam um consenso para a construção de um projeto europeu que possa ser apresentado junto das instâncias europeias”, disse Jaime Neto.

“É altura de começar a mobilizar a cidade das Caldas para a construção de um projeto europeu que possamos levar diretamente a Bruxelas”, sublinhou o responsável, afirmando que se “o projeto for reconhecido a nível europeu será o primeiro passo para haver investimento público ou privado que possa reabilitar todo este património”.

Recorde-se que no passado mês de julho, a Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital”, apresentou algumas propostas para a construção de um projeto de futuro para o Hospital Termal e o seu património. Uma delas era a constituição de um grupo de trabalho que assuma a liderança na elaboração de um projeto europeu para o futuro do Hospital e estância termal, tendo como objetivo a valorização e requalificação de todo o seu património. De acordo com a proposta, esse projeto de futuro deverá definir as prioridades de ação até 2020, constituindo a base de uma candidatura do Hospital e estância termal aos fundos europeus de desenvolvimento regional, a entregar diretamente pela cidade de Caldas da Rainha na Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, em articulação com as autoridades nacionais.

Segundo o porta voz da comissão, a visita guiada ao Hospital Termal nasce no seio “desta proposta” uma vez que corresponde à “mobilização e sensibilização das pessoas caldenses para a valorização de todo este património que achamos que pode ser um instrumento de desenvolvimento regional para o Oeste norte”. Segundo este responsável, há a vontade de “sensibilizar as forças políticas, económicas e sociais, ao nível da OesteCIM, das Câmaras e do Estado central para a construção desse projeto”.

Quanto à segunda proposta, que solicitava a apresentação pública de um plano de gestão, manutenção e monitorização do sistema de aduções e canalizações do Hospital Termal, de forma a minimizar o risco de futuras contaminações, Jaime Neto revelou que “já foi adjudicado a uma empresa espanhola, aguardando-se agora o relatório técnico”.

Fazendo um balanço positivo deste primeiro passeio guiado, o porta voz da Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” revelou que vão organizar uma visita guiada ao património paisagístico.

“Para além deste património edificado existe o Parque e a Mata”, explicou Jaime Neto, acrescentando que “há poucas cidades em Portugal que tenham um património paisagístico tão grande mesmo dentro da cidade, e por outro lado, este é um património paisagístico que é representativo de duas escolas: a escola francesa com os canteiros para as pessoas passearem nos caminhos e a escola inglesa, que é a Mata para as pessoas deambularem”.

Segundo este responsável, todo este projeto integra as dimensões da saúde, do turismo e da valorização do território que são para Jaime Neto “os três eixos que podem estruturar o projeto europeu”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Hotel

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Ondaflow

Orçamento da Câmara de 47,4 milhões de euros para 2025 desagrada PSD e PS

A Câmara das Caldas da Rainha aprovou o seu orçamento de 47,4 milhões de euros para 2025 com os votos a favor do Vamos Mudar (VM) e do vereador independente Luís Patacho. Os três vereadores do PSD votaram contra e acusam a atual gestão de ter “a despesa municipal fora do controlo”.

orcamento