Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
14° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C

Alunos de arquitetura desafiados a desenvolver projetos para as Caldas

Cátia Nunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os alunos de arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foram desafiados a elaborar projetos para os espaços públicos do concelho das Caldas da Rainha. Esta é uma iniciativa que resulta da concretização de uma das propostas inscritas no Orçamento Participativo do Município. No auditório da Câmara Municipal,  para formalizar esta iniciativa e a primeira visita dos alunos às Caldas da Rainha,  estiveram presentes na passada sexta-feira o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, o vereador Hugo Oliveira, o presidente da Associação Destino Caldas (ADC), Nicola Henriques, os dois representantes do departamento de arquitetura da Universidade de Coimbra, Nuno Grande e João Paulo Cardielos, e os alunos das duas turmas da universidade.
Sessão no auditório da Câmara Municipal das Caldas da Rainha

A ADC foi criada no âmbito do Orçamento Participativo das Caldas da Rainha com a missão de “materializar uma das propostas eleitas para o Orçamento Participativo, cujo intuito é desenvolver atividades que promovam a fixação de capital inteletual criativo no concelho das Caldas da Rainha”.

Segundo Nicola Henriques, “existirão turmas a elaborar projetos de acesso ao centro urbano, nomeadamente as entradas da cidade e Centro Histórico, e outras a trabalhar na frente marítima lagunar da Foz do Arelho”.

Tinta Ferreira sublinhou o facto de “isto corresponder àquilo que anunciámos há uns meses dentro desta área de atividade que foi cimentar relações com instituições do ensino superior que pudessem estabelecer parcerias que contribuíssem para um melhor desenvolvimento das Caldas da Rainha e, simultaneamente, permitissem também desenvolver elementos de estudo e elementos de trabalho às próprias instituições e às próprias faculdades”.

O vereador Hugo Oliveira não tem dúvidas em afirmar que algumas das propostas poderão mesmo ser utlizadas na requalificação de alguns espaços públicos do concelho, concretamente as “entradas da cidade que precisam de ser valorizadas”.

Os arquitetos presentes mostraram o seu agrado com esta iniciativa e agradeceram o facto de ser dada “esta oportunidade para refletir e de dar aos alunos a possibilidade de no exercício de cidadania pensar um pouco sobre este lado de Portugal”.

Os resultados dos trabalhos alunos do curso de arquitetura, com mestrado integrado, poderão ser conhecidos em duas exposições que se irão realizar em fevereiro e março de 2014.

Cátia Nunes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

capela

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

violencia

Entrevistas a José Afonso em livro

O Café Central, nas Caldas da Rainha, é palco da apresentação do livro “Semeador de Palavras” – entrevistas a José Afonso - por Guadalupe Portelinha e José Rodrigues.

cartaz Livro