Os Serviços Municipalizados lamentam eventuais incómodos e agradecem a compreensão dos clientes/consumidores, estando os trabalhos programados de modo a que a interrupção do abastecimento de água afete o mínimo possível a população.
Autarquia realiza limpeza e higienização dos reservatórios
Os Serviços Municipalizados estão a proceder à limpeza e higienização de vários reservatórios de água do concelho.
Esta operação, que visa garantir os níveis de qualidade da água da rede pública, poderá provocar, pontualmente, constrangimentos esporádicos em certos períodos. Todavia, em circunstâncias normais, será possível manter o abastecimento, ainda que condicionado.
Este trabalho consiste em limpar e desinfetar o interior destes reservatórios de água que abastecem a população, garantindo as condições de controlo e higiene para o fornecimento deste bem essencial.
A água distribuída pelos Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha para consumo humano é regularmente analisada com base no estabelecido no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 28 de agosto, por laboratórios acreditados, para avaliação das suas caraterísticas, sendo implementado anualmente um Plano de Controlo da Qualidade da Água, previamente aprovado pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos – ERSAR.
Para além do controlo das caraterísticas físico-químicas da água, examinam-se indicadores de contaminação, tais como microrganismos patogénicos e contaminantes químicos, incluindo pesticidas e metais pesados.
A água para consumo humano apresenta uma excelente qualidade, sendo que durante o ano de 2012, 98,96% das análises efetuadas cumpriram o estabelecido na legislação em vigor.
É de salientar que, em relação aos incumprimentos detetados, ou seja, as violações aos valores paramétricos/limites, são de imediato tomadas as medidas adequadas para garantir a proteção da saúde pública.
As situações anteriormente mencionadas são comunicadas num prazo máximo de 24h à Entidade Reguladora e à Autoridade de Saúde das Caldas da Rainha.
Os resultados obtidos no controlo da qualidade da água distribuída são publicados trimestralmente através de editais, no sítio da internet em www.smas-caldas-rainha.pt, átrio dos Paços do Concelho e Juntas de Freguesia, sendo ainda informada a sua publicitação em jornal regional.
“Estas, como outras medidas que têm sido postas em prática ao longo dos últimos anos, visam garantir mais e melhor qualidade da água que diariamente chega a casa dos caldenses através dos sistemas de abastecimento públicos, garantindo que podem beber água da torneira com confiança”, refere a autarquia.
0 Comentários