Assunção Cristas não quis deixar de salientar a importância de se investir: “Nós sabemos que precisamos diminuir o nosso défice agro alimentar e isso faz-se diminuindo importações e aumentando exportações e este setor está a responder de uma forma muito positiva com investimento, com o arrojo dos investidores, dos empresários, que mesmo numa conjuntura difícil sabem que o caminho é o do investimento para aumentar a produtividade, para aumentar a capacidade de produção e aqui estamos numa empresa que exporta mais de 40% daquilo que produz”.
Para remodelar a unidade fabril foi necessário fazer um investimento de cerca de 3 milhões de euros. “Nós estamos aqui num projeto que foi apoiado em cerca de um milhão de euros pelos fundos do PROMAR, são os fundos europeus para a área do mar, mas a maior parte, dois milhões e meio de investimento, foi dos empresários aqui presentes”, evidenciou a ministra.
A fábrica, que se dedica à transformação, congelação e comercialização de pescado, tem como destino não só o mercado nacional, mas também o mercado internacional, nomeadamente França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suíça, Luxemburgo, Chipre, Roménia, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que totalizam 50% das vendas.
Assunção Cristas sublinhou a importância desse fator e garantiu que o trabalho no ministério, em conjunto com o governo, “tem sido procurar abrir cada vez mais oportunidades de negócio e nós vamos continuar, empenhadamente, a ajudar os empresários, abrindo mais oportunidades de mercados para que possam vender melhor”.
A indústria ligada à transformação do pescado “é uma das mais dinâmicas indústrias do mar e precisamos que cada vez mais se afirme e que ajude como está a ajudar a manter postos de trabalho”, sustentou a ministra.
A Nigel emprega cerca de 100 pessoas e a ministra acredita que os postos de trabalho, “com esta renovação, com a melhoria das condições de trabalho e da competitividade vão poder manter-se e quem sabe um dia alargar-se com mais mercado a ser conquistado”.
Cátia Nunes
0 Comentários