A orientação é um desporto individual que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar por determinados pontos no terreno (postos de controlo) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. É permitido o uso de uma bússola.
Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, entre outros.
No dia 25, realiza-se a prova de Sprint, em Óbidos. Ferrel acolhe a Distância Longa, no dia 26. No dia 27, Vale Benfeito (entre Ferrel e Serra D’El Rei) vai ser percorrido pelos atletas que competem na Estafeta.
A representação portuguesa no EYOC’2013 vai ser defendida pelos seguintes atletas: António Ferreira: Campeão do Mundo no ISF (Desporto Escolar) 2013 que decorreu no Algarve em abril – Escalão M2 School na distância média e foi vice-campeão do mundo de distância Longa no mesmo Campeonato; João Bernardino: Vice-campeão do Mundo no ISF (Desporto Escolar) 2013 que decorreu no Algarve em Abril- escalão M2 School na distância Média 4º na longa; Joana Fernandes: 5º lugar no ISF no escalão D1 Seleção- ISF (Desporto Escolar) 2013 que decorreu no Algarve em abril na distância média; Daniel Catarino: 4º Lugar no ISF no escalão M1 SCHOOL- ISF (Desporto Escolar) 2013 que decorreu no Algarve em abril na distância Média; Ricardo Esteves 6º lugar no ISF no escalão M2 Seleção – ISF (Desporto Escolar) 2013 que decorreu no Algarve em abril na distância Longa.
Histórico de Portugal: Campeão do mundo em 2007, Diogo Miguel (que em 2006 tinha feito 4º) e em 2012: 7º lugar da atleta Vera Alvarez (ambos nos escalões W/M 18 nas provas de Sprint.
Associação da Foz do Arelho organiza festa para os atletas
No Inatel da Foz do Arelho ficará sedeado o event center deste Campeonato mas outras unidades hoteleiras do concelho irão acolher as centenas de atletas participantes.
Será também na Foz do Arelho, no recinto junto ao Centro Social e Recreativo, que irá realizar-se a habitual festa de confraternização entre atletas e delegações técnicas que participam no Campeonato Europeu de Orientação. Um arraial ao ar livre, de cariz popular. Um desafio que o Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho agarrou com entusiasmo.
“Este evento é um prestígio para a Região e para o País, pois demonstra a capacidade de organizar eventos internacionais, aliado à possibilidade de explorar as potencialidades turísticas e culturais, em particular do Oeste”, refere Jorge Santos, da direção daquela associação.
“Temos todo o gosto em ajudar na colaboração deste evento, permitindo assim dar maior visibilidade às potencialidades e possibilidades que cada associação local tem na exploração e divulgação das suas potencialidades locais”, afirma.
0 Comentários