Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 22° C
12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 25° C

Efemérides por Américo Brito

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi no dia 15 de outubro de 1756 que nasceu em Marrazes, Leiria; D. Patrício da Silva. Foi educado no Convento dos Eremitas Calçados de Santos Agostinho, de Leiria, tendo depois entrado nesta Ordem. Sacerdote desde 21 de dezembro de 1780, doutorou-se em Teologia, em 1785, na Universidade de Coimbra, onde ficou a ensinar, tendo regido como professor catedrático a cadeira de Sacramentos. Pregador régio, em 13 de maio de 1818 foi eleito bispo de Castelo Branco, passando a arcebispo de Évora em 21 de fevereiro de 1820, a cardeal em 27 de setembro de 1824 e a patriarca de Lisboa em 13 de março de 1826. D. João VI nomeou-o, em 1824, ministro e secretário dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça e em 1826 membro do Conselho da Regência. D. Pedro IV fê-lo vice-presidente das Cortes, em 1834. De 1820 a 1837 publicou nove valiosas cartas pastorais. Morreu em Lisboa no dia 3 de janeiro de 1840. Foi no dia 20 de outubro de 1902 que nasceu em Picassinos, Marinha Grande; José André. Trabalhou na antiga Fábrica de Vidros Covina, passando para a Fábrica da Fontela, onde foi estendedor de vidro, assim como na Fábrica da Guia. Trabalhou na Fábrica do Açúcar Ricardo Gallo, e por fim na Santos Barosa. Deixou a indústria do vidro para tomar conta de quintas. Podava e dava serventia a pedreiros. Também fez parte de ranchos folclóricos e conjuntos musicais. Morreu no dia 13 de julho de 1952.

Foi no dia 26 de outubro de 1679 que morreu nas Caldas da Rainha, Cristóvão de Almeida. Tinha nascido na Golegã, em 1620.

Eremita de Santo Agostinho, tomou o hábito em Évora a 8 de julho de 1637.

Foi professor de Teologia no Colégio de Santo Agostinho, em Lisboa. Em 6 de janeiro de 1669 recebeu a nomeação para bispo coadjutor do arcebispo de Lisboa. Orador de nomeada, fizeram-lhe referências elogiosas escritores como Cavaleiro de Oliveira. Alguns dos seus sermões foram traduzidos para espanhol, estando incluídos na Laura Lusitana, 1679 (Madrid). Vieram a lume os seus Sermões Vários em 1673, 1680 (dois volumes) e 1686. Anteriormente tinham sido editados avulsos numerosos sermões da sua autoria.

Foi no dia 28 de outubro de 2009 que morreu em Fátima, o padre Luís Kondor, Vice-Postulador da Causa da Canonização dos Pastorinhos de Fátima. Tinha nascido em Csikvánd, Hungria, no dia 22 de junho de 1928.

Em 1940 entra para o internato dos Padres Beneditinos, de Gyor, para posteriormente passar para o internato dos Padres Cistercenses, em Székesfehévár.

Com 18 anos entra na Congregação do Verbo Divino, começando a estudar Filosofia, ainda na Hungria. Em janeiro de 1949, por ordem do seu superior, fugiu para a Áustria, sendo esta invadida pelos russos, em 12 de junho de 1950, refugiou-se, por ordem dos seus superiores, na Alemanha. Em 1954 foi enviado para Fátima, onde chegou a 19 de novembro desse ano. Foi nomeado vice-prefeito do Seminário da sua congregação, cargo que exerceu durante 4 anos, dedicando-se também à pastoral vocacional na zona Norte de Portugal.

Em 8 de julho de 1956 encontrou a Irmã pela primeira vez; foi o primeiro de numerosos encontros ao longo dos anos. No Natal de 1960 foi-lhe atribuído o cargo de Vice-Postulador dos Pastorinhos, lugar que ocupou até à sua morte.

Em 1963 começou a publicar um boletim em sete línguas destinado a tornar conhecida a vida dos dois Pastorinhos e a relatar o andamento dos processos de beatificação. Para a divulgação da fama da santidade dos Pastorinhos, o Bispo da diocese confiou-lhe a edição do livro “Memórias da Irmã Lúcia”, que fez traduzir em diversas línguas e enviou para todos os continentes, incluindo os países de regime comunista. Durante muitos anos conseguir enviar com êxito, embora de forma oculta, não só literatura sobre Fátima, mas também imagens de Nossa Senhora de Fátima para diferentes lugares da Cortina de Ferro.

A 15 de novembro de 2004 recebeu o processo canónico da cura milagrosa atribuída aos beatos Francisco e Jacinta, que entregou em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mulheres da Dinastia de D. Leonor

Somos as “Aventureiras da Leitura” da associação Olha-Te, queremos relembrar a vida de familiares de D. Leonor que deixaram marca na história. No âmbito da celebração do V Centenário da morte da nossa Rainha, continuamos com a sua mãe, D. Beatriz, ou Brites, duquesa de Viseu e Beja, 1430-1506.

leonor

Valado dos Frades e Famalicão unem esforços para criação de nova Unidade de Saúde Familiar

As Juntas de Freguesia de Valado dos Frades e Famalicão, em colaboração com a Câmara Municipal da Nazaré, estão a desenvolver diligências junto da Unidade Local de Saúde de Leiria (ULS Leiria) com vista à criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que responda às necessidades de cerca de quatro mil utentes atualmente sem médico de família nas duas freguesias.

USF