Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 21° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 24° C

Seleção portuguesa de futebol em Óbidos durante uma semana

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A seleção portuguesa de futebol esteve uma semana na Praia d’El Rey em Óbidos, a preparar os dois últimos jogos da fase de qualificação para o Mundial’2014. O primeiro encontro não correu de feição para equipa lusa, que empatou a uma bola com Israel em Alvalade. O segundo encontro realizou-se nesta terça-feira em Coimbra frente ao Luxemburgo, após o fecho desta edição. Tudo apontava para que Portugal fosse disputar o play-off de qualificação em novembro.
Nani, Cristiano Ronaldo e Raul Meireles chegam ao treino (foto Carlos Barroso)

Foi uma semana algo conturbada. Após o jogo com Israel, o selecionador Paulo Bento foi obrigado a chamar outro jogador para render mais um lesionado na seleção, elevando para cinco as substituições forçadas à convocatória inicial devido a lesões (Bruno Alves por Sereno e Raul Meireles por Custódio) ou exclusões por cartões amarelos acumulados (Cristiano Ronaldo por Bruma e Pepe por Rolando). Desta vez foi Pizzi a ocupar o lugar de Danny.

O avançado do Espanhol de Barcelona foi chamado por Paulo Bento para substituir o atleta do Zenit, a contas com uma mialgia da região posterior da coxa direita, com “impossibilidade de recuperação até ao próximo jogo”, referiu o boletim clínico da federação.

No passado sábado, no primeiro treino após o empate frente a Israel, o plantel apresentava um semblante carregado e, tal como o tempo, foi um apronto cinzento e sem calor.

O jovem jogador do Galatasaray substituto de Ronaldo entrou no campo de treinos acompanhado de Rui Patrício, Cédric e André Martins, seus antigos companheiros no Sporting. Integrou o grupo dos titulares que jogaram contra Israel e mostrou alguma satisfação pelo fato, exibindo sorrisos tímidos. Os colegas, que nos quinze minutos abertos aos jornalistas apenas fizeram corrida lenta orientados pelo preparador físico João Aroso, mantinham-se cabisbaixos, incluindo Rui Patrício, protagonista do deslize fatal que permitiu o empate dos israelitas, que andava na cauda do grupo.

Os restantes doze jogadores treinaram com bola, mas também se mostravam algo desconcentrados, levando o técnico Leonel Pontes, que os orientava, a gritar-lhes algumas palavras de incentivo, ao mesmo que quebrava a conversa que Danny, na altura ainda integrado no treino, teimava em prosseguir com alguns colegas.

Hugo Almeida, Antunes, Ruben Micael, Nani, Miguel Veloso e Ricardo Costa regressaram cerca de meia-hora mais cedo ao hotel onde a seleção está alojada. À saída do autocarro da seleção Éder e Danny levavam gelo no joelho e na coxa, respetivamente, mas só o último seria considerado uma baixa.

À espera da comitiva da seleção estava meia-dúzia de adeptos, que não deixou de manifestar o seu apoio a Rui Patrício, dando-lhe algumas palavras de incentivo. Os jogadores não se furtaram às fotografias e aos autógrafos e o selecionador acabou por ficar dez minutos em amena conversa com um adepto que foi seu colega de escola, não se mostrando intimidado com a presença dos jornalistas.

Limpar a imagem

Limpar a imagem deixada em Alvalade no jogo com Israel é a principal preocupação dos jogadores da seleção nacional. O objetivo foi reforçado várias vezes pelo central do Zenit, Luís Neto. “Queremos na terça-feira corrigir a imagem que deixámos com Israel, em que podíamos e devíamos ter feito mais. Podemos dar um pouco de felicidade e uma pequena alegria ao povo português”, declarou o defesa.

Segundo Luís Neto, o plantel não vive em estado de “frustração”, embora reconheça que “uma seleção forte como Portugal o normal seria passar em primeiro lugar”.

O foco do encontro com o Luxemburgo “não está em golear, mas sim em fazer um bom jogo e deixar uma boa imagem”. “Temos de encarar o play-off de forma positiva”, concluiu.

De falta de apoio a seleção não se pode queixar. No domingo, à chegada dos jogadores ao hotel na praia d’El Rey, a dezena que adeptos que os esperava fartou-se de pedir autógrafos e tirar fotografias com os atletas. Moutinho foi o mais solicitado, mas Coentrão, Nani e Varela também satisfizeram os pedidos dos fãs. Uma alemã de 29 anos, que abriu um hostel na região, viu a sua t-shirt autografada por vários jogadores.

A boa disposição pareceu voltar ao estágio, com Coentrão a sair do autocarro às cavalitas de Beto, e Moutinho bastante sorridente. Já no campo de treinos o mais alegre foi o estreante Bruma, mas Postiga e Moutinho também mantiveram uma animada conversa.

O grupo mostrou maior concentração às orientações dadas pelo preparador João Aroso, sob o olhar atento de Paulo Bento, e foi notória a aplicação dos jogadores, depois de na véspera estarem ainda sob o efeito do amargo empate frente a Israel.

Patrício fez um par de boas defesas aos remates do técnico Ricardo Peres, no campo secundário, e antes da saída dos jornalistas do treino Miguel Veloso rematou do meio-campo para a baliza deserta, mas falhou o alvo.

O defesa Rolando e o avançado Pizzi foram as novidades do treino. O central do Inter de Milão e o extremo do Espanyol de Barcelona, chamados para substituir o castigado Pepe e o lesionado Danny, trabalharam em pleno com os restantes companheiros, depois de se terem juntado ao grupo no sábado.

A seleção partiu na manhã de segunda-feira de Óbidos para Coimbra.

Criança doente recebida por jogadores

A equipa das Quinas recebeu no dia 8, em Óbidos, o pequeno Miguel Miranda, que cumpriu assim o sonho de estar com os jogadores da Seleção Nacional.

O jovem de 11 anos está doente, mas deslocou-se com ânimo até Óbidos, onde teve o privilégio de privar com alguns dos jogadores.

O sonho foi realizado com a ajuda da Fundação Make A Wish, que realiza os desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves.

Cristiano Ronaldo, Nani, Pepe e Fábio Coentrão retribuíram a visita com simpatia e muito carinho, tendo até registado o momento em fotografia

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Batismo de barco

Os Estaleiros Navais de Peniche vão ser palco no dia 30 de abril, pelas 10h00, da cerimónia de batismo e bota abaixo da embarcação de pesca do cerco “Sebastião Paulo”, com vinte e dois metros e meio de comprimento. Terá também lugar o evento de desmoldagem do casco da embarcação “Beatriz Paulo”.

Marcelino Binga campeão na Marinha Grande

O jovem atleta do Clube de Ténis das Caldas da Rainha (CTCR), Marcelino Binga, foi o vencedor do torneio nível C do escalão Sub14 realizado pelo Clube de Ténis da Marinha Grande, ao bater na final o seu colega Manuel Tonelo, também do CTCR.

tenis