Autor desconhecido afirmou um dia que “não existe elevador para o sucesso, é preciso usar as escadas”. As vitórias mais consistentes e sustentáveis são aquelas que se iniciam pelos alicerces e constroem tijolo a tijolo, de acordo com um plano bem pensado, estruturado e realizado. As vitórias surpreendentes e retumbantes são, geralmente, mais notórias e excitantes, mas não mais sólidas e duradouras.
A correta compreensão e a bem sucedida liderança e gestão dos processos políticos, sociais, económicos, militares ou outros, exige que se “veja o não visto” e que se faça uma acurada análise custo-benefício. Tal exercício passa por se possuir e desenvolver um conjunto de aptidões individuais e coletivas de natureza cognitiva e sócio-emocional, como elevados valores éticos e morais, capacidade de pensamento e gestão da informação, e forte resiliência, persistência e perseverança, baseada em positividade, foco, flexibilidade, organização e proactividade.
Falar não custa e, por enquanto, ainda não paga impostos, mesmo quando se debitam viciosas inconsistências e vacuidades. O que custa é falar com profundidade, rigor e verdade, em vez de se vangloriar ou flagelar com vitórias ou derrotas aparentes ou imaginárias. Porque o mais importante, realmente, é ter razão e estar do lado certo da História.
José Rafael Nascimento
jn.correio@gmail.com
0 Comentários