Dando seguimento ao antigo “Baile das Vindimas” – antiga tradição da responsabilidade da associação de bombeiros locais que remonta ao final dos anos 50 –, a Câmara Municipal quis, em finais da década de 90, consagrar um certame a este momento alto para o concelho do Cadaval, do ponto de vista cultural e económico, começando anualmente a celebrar um evento comemorativo, que apelidaria de “Festa da Adiafa das Vindimas”.
Em 2002, esta iniciativa municipal passaria a chamar-se “Festa das Adiafas”, no intuito de abarcar não só a celebração da atividade vitivinícola como de toda a produção de origem regional, nomeadamente a Pera Rocha do Oeste (de que o Cadaval é o principal concelho produtor e exportador), mas também artesanal e de outros setores da vida socioeconómica e cultural da região.
O Festival Nacional de Vinho Leve associou-se, desde 2002, à Festa das Adiafas, fundamentando-se no facto de o Cadaval reunir, dentro da região vinícola de Lisboa, condições ideais para a produção do designado “Vinho Leve” – bebida de baixo teor alcoólico que anualmente faz as delícias dos visitantes da Festa das Adiafas. Anualmente, este festival reúne diversas adegas da região que estão representadas no certame com os seus vinhos para prova e venda.
A eleição da Rainha das Adiafas (tradição que remonta, também ela, ao antigo “Baile das Vindimas”) atinge, este ano, a sua décima edição, sendo que, de entre diversos prémios a concurso, a grande vencedora representará o Cadaval no concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2014”, promovido anualmente pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. O espetáculo, a decorrer na noite de 19 de outubro, contará com animação musical diversa e com apresentação a cargo de Marta Cardoso, concorrente da primeira edição do reality show “Big Brother”.
As exposições de artesanato e atividades económicas voltarão a reunir diversos participantes da região no pavilhão de exposições. A gastronomia, por seu turno, voltará a ser servida por tasquinhas e restaurantes do concelho, dinamizados por coletividades locais no intuito da angariação própria de fundos.
Ao nível da animação musical, destaque-se o espetáculo musical “Viv’o Velho!”, dia 21, que promete reunir grandes vozes em melodias de sempre. Outro ponto alto será uma grande noite de fados, encabeçada por Vítor Marceneiro, neto do ícone Alfredo Marceneiro, no, dia 22.
0 Comentários