Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Câmara de Óbidos desmente fotos falsas de animais abatidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na sequência de várias notícias que têm vindo a público, que têm tido por base um post falso que é partilhado nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, utilizando fotos falsas de animais abatidos - fotos que não são em Óbidos, a Câmara Municipal rejeita a “campanha de desinformação e, acima de tudo, de difamação” que está a ser feita nas redes sociais sobre “o abate de cães” no Canil Municipal de Óbidos, onde apenas há um ano se verificou alguma polémica, quando foram abatidos animais com problemas, numa decisão técnica do veterinário municipal sem o conhecimento prévio do presidente da Câmara, que no entanto não discordou da mesma. Contudo, esclarecido o caso, nada mais se passou, até agora vir à baila num novo alegado abate de cães, situação desmentida pela autarquia.
Câmara denuncia falsas acusações sobre canil de Óbidos

“Toda esta situação pode ser facilmente confirmada com uma ida ao Canil Municipal de Óbidos e provada pelo grupo de voluntárias que lá presta o seu apoio”, refere a Câmara.

Segundo Vanessa Policarpo, “neste momento estamos três voluntárias a ajudar no canil, em conjunto com o veterinário municipal, com as adoções e esterilizações”, acrescentando que têm tido “um enorme apoio da Associação de Proteção Animal – APA de Torres Vedras, nomeadamente nas esterilizações e na recolha de alguns animais que o canil não pode recolher”.

Só este ano, e até final de setembro, foram adotados 47 animais e 13 estão em famílias de acolhimento temporário. O Município de Óbidos revela que desde 2006, ocasião em que se iniciaram as campanhas de adoção de animais no concelho, e até outubro do ano passado, já foram adotados 272 cães e 183 gatos.

O Município de Óbidos reafirma ainda que as instalações do Canil Municipal de Óbidos são das melhores que existem no País. O canil/gatil é composto por duas celas semicirculares para isolamento e quarentena de animais suspeitos de raiva; tem 5 unidades constituídas por um recinto fechado com 4,59 m2 e um recinto fechado exterior com 5,44 m2 cada, para alojamento máximo de 15 cães; possui ainda uma unidade idêntica às anteriores, mas com vedação superior, para alojamento de 7 gatos. As instalações possuem armazém para rações, equipamento de captura e material de limpeza diverso e área de lavagem de animais.

Quanto ao edifício de assistência Médico Veterinária, localizado também no Canil Municipal, tem 29 m2 e contempla uma enfermaria, uma sala de occisão, internamento em gaiolas para prestação de cuidados médico veterinários aos animais recolhidos, arrumos para medicamentos e material de apoio à enfermaria, bem como produtos de limpeza e desinfeção, e uma dependência para retenção temporária de material de categoria 1, ou

seja, cadáveres de animais de companhia.

“A Câmara Municipal de Óbidos está e sempre esteve disponível para acolher associações de proteção dos animais, quaisquer que elas sejam, e que queiram trabalhar connosco, uma vez que entendemos que podemos sempre melhorar as nossas políticas de proteção, tratamento e conforto animal. O Município está igualmente disponível para continuar a acolher voluntários que queiram ajudar no tratamento e acolhimento dos animais no Canil Municipal de Óbidos”, declara a autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1