“Toda esta situação pode ser facilmente confirmada com uma ida ao Canil Municipal de Óbidos e provada pelo grupo de voluntárias que lá presta o seu apoio”, refere a Câmara.
Segundo Vanessa Policarpo, “neste momento estamos três voluntárias a ajudar no canil, em conjunto com o veterinário municipal, com as adoções e esterilizações”, acrescentando que têm tido “um enorme apoio da Associação de Proteção Animal – APA de Torres Vedras, nomeadamente nas esterilizações e na recolha de alguns animais que o canil não pode recolher”.
Só este ano, e até final de setembro, foram adotados 47 animais e 13 estão em famílias de acolhimento temporário. O Município de Óbidos revela que desde 2006, ocasião em que se iniciaram as campanhas de adoção de animais no concelho, e até outubro do ano passado, já foram adotados 272 cães e 183 gatos.
O Município de Óbidos reafirma ainda que as instalações do Canil Municipal de Óbidos são das melhores que existem no País. O canil/gatil é composto por duas celas semicirculares para isolamento e quarentena de animais suspeitos de raiva; tem 5 unidades constituídas por um recinto fechado com 4,59 m2 e um recinto fechado exterior com 5,44 m2 cada, para alojamento máximo de 15 cães; possui ainda uma unidade idêntica às anteriores, mas com vedação superior, para alojamento de 7 gatos. As instalações possuem armazém para rações, equipamento de captura e material de limpeza diverso e área de lavagem de animais.
Quanto ao edifício de assistência Médico Veterinária, localizado também no Canil Municipal, tem 29 m2 e contempla uma enfermaria, uma sala de occisão, internamento em gaiolas para prestação de cuidados médico veterinários aos animais recolhidos, arrumos para medicamentos e material de apoio à enfermaria, bem como produtos de limpeza e desinfeção, e uma dependência para retenção temporária de material de categoria 1, ou
seja, cadáveres de animais de companhia.
“A Câmara Municipal de Óbidos está e sempre esteve disponível para acolher associações de proteção dos animais, quaisquer que elas sejam, e que queiram trabalhar connosco, uma vez que entendemos que podemos sempre melhorar as nossas políticas de proteção, tratamento e conforto animal. O Município está igualmente disponível para continuar a acolher voluntários que queiram ajudar no tratamento e acolhimento dos animais no Canil Municipal de Óbidos”, declara a autarquia.
0 Comentários