Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Surto de moscas invade residência de idosa

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um surto de moscas invadiu na passada semana a residência de Rosa Oliveira, de 81 anos, que vive sozinha na Quinta do Carvalhedo, em A-dos-Negros, Óbidos.
Rosa Oliveira, de 81 anos, mostra as fitas pega moscas repletas

Segundo a queixosa, a praga de moscas começou a aparecer a 24 de setembro e no dia seguinte a situação piorou de tal forma que foi obrigada a chamar a GNR de Óbidos. “O agente veio à minha casa viu que realmente havia um surto de moscas, fez o relatório e disse-me para contatar a delegação de saúde”, disse Rosa Oliveira, revelando que foi duas vezes ao Centro de Saúde de Óbidos para falar com a delegada de saúde, que não estava presente. Alega que foi obrigada a pedir ajuda a amigos para combater o surto. “Vivi uma semana com a praga e se não fosse Conceição Rocha, uma senhora amiga que me tem ajudado quando eu preciso, acho que tinha morrido com tanta mosca”, declarou a queixosa.

Conceição Rocha, residente na zona das Gaeiras, costuma dar apoio a Rosa Oliveira que vive sozinha e não tem filhos. Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS confirma o surto que invadiu a casa da idosa. “Eu e o meu marido colocámos mais de cinquenta fitas pega moscas, borrifámos tudo com o spray para matar insetos e até colocámos creolina”, revelou, adiantando que “nunca vi uma coisa daquelas”. “Ela não conseguia cozinhar na casa do forno e houve uma altura que se fechou em casa porque se abrisse a porta entravam logo centenas de moscas”, adiantou.

Conceição Rocha sustenta que foi duas vezes com a queixosa ao Centro de Saúde e disseram-lhe que a delegada de saúde não estava. “Eu só consegui falar com a delegada de saúde pelo telefone na passada sexta-feira e ela disse-me que era competência do veterinário da Câmara e que ele só podia ir ao local na quarta-feira”, apontou,Conceição Rocha que não entende como é que “depois da ocorrência da GNR e das idas ao Centro de Saúde deixando recados da situação”, ninguém foi à casa da idosa.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a delegada de saúde, Fátima Pais confirmou a entrada da queixa na delegação, revelando que foram avaliar o local na passada segunda-feira e que está a ser elaborado um parecer.

O veterinário da Câmara de Óbidos, João Almeida, acompanhado pela técnica ambiental, deslocaram-se à casa da queixosa na segunda-feira e verificaram que foi uma situação “isolada”, referindo que “é normal acontecer nesta época do ano”. Segundo o gabinete de comunicação da autarquia, na altura da deslocação do veterinário Rosa Oliveira não estava em casa. Falaram com os vizinhos e verificaram que a situação estava controlada.“Não se trata de um surto mas sim de uma situação isolada”, disseram os técnicos, garantindo que vão estar atentos à situação “para averiguar se existe alguma anormalidade na localidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1