A iniciativa do Rotary Club, que já vai na sua 13ª edição, premiou este ano 23 jovens, do 9º ao 12º ano. Com o apoio de diversas empresas e entidades locais, foram atribuídos prémios no valor de cerca de três mil euros.
A cerimónia iniciou com as palavras de boas vindas do presidente do clube, João Girão, referindo que esta iniciativa já constitui uma tradição do Rotary Club, que assim quer contribuir para a motivação dos alunos.
A apresentação do evento foi feita por Carlos Lopes, membro do clube rotário caldense, que destacou a importância dos valores da educação. Para Carlos Lopes, este evento é dos que mais expressão tem junto da comunidade, porque destaca o “mérito de quem trabalha”.
Presente na iniciativa esteve o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, que voltou a referir os dados do ranking das escolas publicados nos jornais nacionais que colocaram o concelho das Caldas em primeiro lugar, a nível do ensino secundário, no país. E, embora ainda não sejam conhecidos na comunicação social os resultados do ano letivo passado, o autarca acredita que continuarão no topo. Considera ainda que estes bons resultados trarão retorno para o concelho e para o país, quando estes jovens ingressarem no mercado de trabalho.
O presidente do Agrupamento Escolas Raul Proença, José Pimpão, revelou que o ano passado teve cinco estudantes com a média de 18,75, apelando ao Rotary do Club que para o ano se acontecer a mesma situação, distinga todos em vez de obrigar a escola a escolher. “O campeonato na Raúl Proença é muito competitivo. Eles não se importam de dividir o prémio, o que é importante para eles é ver o seu empenho e trabalho reconhecido publicamente”, disse.
Em representação dos alunos, Adriana Faria Lopes, melhor aluna do 12º do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, agradeceu ao clube rotário caldense, pela iniciativa porque é bom ver “o nosso trabalho e esforço para alcançar a excelência reconhecido na sociedade”. “Lutamos para sagrar na vida e esta iniciativa é boa até para servirmos de exemplo para outros alunos”, apontou.
Convidado a subir ao palco foi o encarregado de encucação de um dos estudantes premiados que também destacou o reconhecimento público e enalteceu todos os pais e famílias que dão a estabilidade necessária “aos seus educandos para conseguirem bons resultados”.
A cerimónia foi acompanhada pela banda “Three Cool Jazz” de Óbidos, com Daniel Rodrigues no saxofone, Rafael Mendonça no trompete e Luís Pereira na bateria.
Este ano a iniciativa foi patrocinada pelas empresas GMG seguros, restaurante Pachá, Casas de S. Tiago, Agência Funerária Neves, Seguros Zurich, Tapas Bar, Restaurante Praia-Mar, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Banco Popular Portugal S.A., Residencial Atlântica, António Duro Designers, Rotary Club, Samar Cafetaria Lda e Carvalho e Irmão, Lda.
Alunos premiados
Do Colégio Rainha D. Leonor foram distinguidas Inês Alexandra Carvalho Santos (9º ano), Mariana Enxuto Santos Manique (10º ano), Constança Inácio Ferreira da Silva de Sousa (11º ano) e Lara Filipa Ferreira Mil Homens (12º ano).
Do Agrupamento das Escolas Raúl Proença, os melhores alunos foram Leonor Martins Pereira (9º ano), Margarida Isabel de Almeida Pinto (10º ano), Sara Isabel Franco Penas (11º ano) e Patrícia Félix Nazaré (12º ano).
Os premiados deste ano da Escola Secundária Bordalo Pinheiro foram Beatriz do Rosário Machado (9º ano), Barbara Isabel Garrido (10º ano), Joana Maria da Silva Nunes (11º ano) e Catarina Alexandra Pouseiro Bernardino (12º ano).
Da Escola Josefa de Óbidos foram distinguidos Tânia Rebelo Clemente (9ºano), João António Santos Luís (10º ano), Joana Sofia Paulo Capinha (11º ano) e Adriana Faria Lopes (12º ano).
Da Escola Técnica e Empresarial do Oeste foram distinguidos Bruno Miguel Pereira Figueiredo (10º ano), Tatiana Filipa Gomes Neves (11º ano) e Pedro Manuel Pinto de Sousa (12º ano).
Joana Andreia Carvalho de Sá foi a melhor aluna do Colégio Frei Cristóvão e Maria Margarida Gomes Graça do Agrupamento de Escolas D. João II, também do 9º ano.
Da Escola de Hotelaria e Turismo foi premiada Daniela Tomé Ferreira do nível 4 e Ana Margarida Almeida Cabaços do nível 5.
Marlene Sousa
0 Comentários