“Centenas de colegas distribuídos pelo continente e ilhas aderiram à atividade efetuando contactos rádio com os diversos castelos “no ar”. Fizemos cerca de 400 contactos em SSB e CW para diversos países do mundo desde o Japão ao Canadá, da Nova Zelândia à Noruega. Este evento despertou grande curiosidade junto dos radioamadores estrangeiros, que aderiram em massa às nossas chamadas via rádio. Todos irão receber em casa um cartão (QSL) com a fotografia do castelo bem como diversas informações interessantes sobre a localidade/castelo ativado”, descreve.
Segundo António Matias, “desta forma, os radioamadores também contribuem para a promoção do turismo e divulgação além-fronteiras do nosso vasto património histórico”.
A Câmara Municipal de Óbidos disponibilizou o espaço e as condições logísticas indispensáveis à operação, que a nível nacional foi coordenada por António Gamito e que teve a intervenção do Núcleo de Radioamadores da Armada, da Rede Emissores Portugueses e da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
Francisco Gomes
0 Comentários