Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 21° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 24° C
Carinhas Felizes

Proteger o bebé – Amamentação (1.º passo)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Devemos consciencializar-nos de que o melhor tratamento das doenças consiste na sua prevenção. Existem vários mecanismos de proteção do nosso organismo, os que nascem connosco (congénitos) e os que adquirimos ao longo da vida (específicos). Num trabalho conjunto estes mecanismos unem esforços e formam a nossa imunidade.

Ainda no inicio da nossa vida, in útero, há uma passagem de componentes protetores* da mãe para o filho que se prolonga até ao período de aleitamento materno. Esses elementos que constituem o leite materno protegem o intestino do bebé contra as gastroenterites (vómitos e diarreias) e outros são absorvidos pela circulação sanguínea prolongando a proteção oferecida pela mãe durante a gravidez.

O aleitamento materno é o primeiro passo de uma melhor proteção possível para uma criança pequena. Diminui as otites, bem como outras infeções respiratórias, gastrointestinais, alergias e internamentos hospitalares em 30% durante o primeiro ano de vida (Ariane Brand 2009:58).

Sabemos que a chegada de um bebé muda radicalmente a vida dos pais. Não podemos viver como “antes”. Tudo se rege em função dos pequenotes. Há uma série de horários a cumprir e a nossa vida profissional, passa para segundo plano.

O tempo que passamos com as nossas crianças é precioso! É importante que cresçam num ambiente favorável ao seu melhor desenvolvimento e que lhes demos o melhor de nós. Com o passar do tempo, devemos de ter presente que as crianças não podem viver de alimentos pré-fabricados. Acabou-se o tempo das refeições improvisadas. Nós, com a nossa tecnologia e sofisticação, esquecemo-nos muitas vezes do mais evidente.

Amamentem o vosso bebé! Protejam o vosso filho!

*Anticorpos – Os Anticorpos são grandes proteínas que são recrutados pelo sistema imunitário para identificar e neutralizar as bactérias e os vírus.

Ondina Santos

Enfermeira área pediátrica

Para esclarecimento de dúvidas, comentários e sugestão de temas, contactar através do mail carinhasfelizes1@gmail.com

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Batismo de barco

Os Estaleiros Navais de Peniche vão ser palco no dia 30 de abril, pelas 10h00, da cerimónia de batismo e bota abaixo da embarcação de pesca do cerco “Sebastião Paulo”, com vinte e dois metros e meio de comprimento. Terá também lugar o evento de desmoldagem do casco da embarcação “Beatriz Paulo”.

Marcelino Binga campeão na Marinha Grande

O jovem atleta do Clube de Ténis das Caldas da Rainha (CTCR), Marcelino Binga, foi o vencedor do torneio nível C do escalão Sub14 realizado pelo Clube de Ténis da Marinha Grande, ao bater na final o seu colega Manuel Tonelo, também do CTCR.

tenis