Ainda no inicio da nossa vida, in útero, há uma passagem de componentes protetores* da mãe para o filho que se prolonga até ao período de aleitamento materno. Esses elementos que constituem o leite materno protegem o intestino do bebé contra as gastroenterites (vómitos e diarreias) e outros são absorvidos pela circulação sanguínea prolongando a proteção oferecida pela mãe durante a gravidez.
O aleitamento materno é o primeiro passo de uma melhor proteção possível para uma criança pequena. Diminui as otites, bem como outras infeções respiratórias, gastrointestinais, alergias e internamentos hospitalares em 30% durante o primeiro ano de vida (Ariane Brand 2009:58).
Sabemos que a chegada de um bebé muda radicalmente a vida dos pais. Não podemos viver como “antes”. Tudo se rege em função dos pequenotes. Há uma série de horários a cumprir e a nossa vida profissional, passa para segundo plano.
O tempo que passamos com as nossas crianças é precioso! É importante que cresçam num ambiente favorável ao seu melhor desenvolvimento e que lhes demos o melhor de nós. Com o passar do tempo, devemos de ter presente que as crianças não podem viver de alimentos pré-fabricados. Acabou-se o tempo das refeições improvisadas. Nós, com a nossa tecnologia e sofisticação, esquecemo-nos muitas vezes do mais evidente.
Amamentem o vosso bebé! Protejam o vosso filho!
*Anticorpos – Os Anticorpos são grandes proteínas que são recrutados pelo sistema imunitário para identificar e neutralizar as bactérias e os vírus.
Ondina Santos
Enfermeira área pediátrica
Para esclarecimento de dúvidas, comentários e sugestão de temas, contactar através do mail carinhasfelizes1@gmail.com
0 Comentários