Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
21° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C
  • Saturday 33° C

Filarmónica Gaeirense celebra 88 anos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG) celebra o 88º aniversário durante o mês de outubro. Atuação de bandas filarmónicas e orquestras juvenis fazem parte das comemorações. No dia 5 teve lugar uma missa, na Capela do cemitério das Gaeiras, em homenagem aos sócios, músicos e dirigentes falecidos. No dia 6 atuaram as bandas da Sociedade Artística e Musical da Bajouca (Leiria), União Filarmónica de A-da-Gorda (Óbidos) e SFRG.
Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense

Para finalizar as celebrações, no dia 20 de outubro, na sede da SFRG, com início às 16 horas, atua a Banda Juvenil da SFRG. Uma hora mais tarde, realiza-se o 11º Encontro de Orquestras Ligeiras. Participa a Orquestra Juvenil da Junta de Valado dos Frades e a Orquestra Ligeira da SFRG.

A SFRG foi fundada em 1 de outubro de 1925, embora só em 9 de junho de 1981 fosse oficializada por escritura lavrada no Cartório Notarial das Caldas da Rainha. De realçar que esta instituição veio suceder à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.

Ao longo de 88 anos tem esta coletividade dedicado grande empenho na realização e organização de atividades culturais e recreativas, evidenciando-se na área musical. No âmbito desta importante atividade, tem merecido especial dedicação a Banda Filarmónica e a Escola de Musica. É Instituição de Utilidade Pública desde 27 de maio de 1997.

No ano de 1997 gravou um CD em conjunto com outras bandas, ranchos folclóricos e grupos corais do concelho de Óbidos, integrado nas comemorações dos 850 anos de Óbidos. Em 2001, esta coletividade foi galardoada pelo Inatel pelo seu desempenho na área da música, cultura e recreio. Em 2002 assinala-se a primeira saída de Portugal Continental, integrada no intercâmbio com a Filarmónica de Piedade da Ilha do Pico – Açores.

No ano de 2003 foi criada a Orquestra Juvenil, com o intuito da sua preparação para posterior integração dos seus elementos na Banda. No ano de 2005 criou o Rancho Folclórico Infantil.

A 11 de janeiro de 2006 foi atribuída, pela Câmara Municipal de Óbidos, a Medalha de Mérito Municipal. No ano de 2006 gravou um CD na Escola Superior de Comunicação de Lisboa e na Sala de Espetáculos da SFRG. Em 2008 criou a Orquestra Ligeira da SFRG. Em 2009 recebeu a Medalha de Mérito atribuída pela Junta de Freguesia das Gaeiras. Recentemente surgiu o Rancho Folclórico adulto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vereador contra “duplicação de subsídios”

O vereador do PS na Câmara Municipal das Caldas da Rainha está contra a atribuição de verbas à ADIO – Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste para fazer face a despesas com eventos na Expoeste, alegando que “já beneficia de uma comparticipação...

Recriação histórica e noite de fados

No passado dia 6 realizou-se uma recriação histórica e noite de fados, tendo como cenário os lavadouros da freguesia do Vau, no concelho de Óbidos. A recriação histórica ficou a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico Estrelas do Arnóia, da Sancheira Grande,...

vau