Fernando Costa foi assim eleito vereador e poderá ter alguma influência nas votações na Câmara, já que se se aliar ao PS poderá impedir algumas deliberações da CDU. O mesmo acontece na Assembleia Municipal de Loures, onde a CDU e o PS ficaram com doze lugares, a coligação de Fernando Costa com seis, o BE, CDS e PCTP/MRPP com um.
O autarca das Caldas poderá no entanto festejar a conquista das freguesias de Lousa, e de Moscavide e Portela, esta última sem maioria absoluta.
“Mantive os mesmos 16% do PSD de há 4 anos. Resisti à hecatombe nacional, com descidas perto de 50% não longe de Loures. Apesar de Loures ser dos municípios mais difíceis, tive melhor resultado do que concelhos com coligação PSD/CDS. O arrastar da decisão sobre a limitação de mandatos prejudicou muito. Mas mesmo com tudo isto podia ter conseguido melhor. Agradeço a todos os que me têm felicitado por ter evitado outro desastre em Loures”, declarou o autarca, que recebeu bastantes mensagens de apoio para continuar a trabalhar em prol daquele concelho.
Mais perto, em Peniche, a CDU venceu, mas não repetiu a maioria absoluta. António José Correia conquistou três lugares na Câmara, ocupados por Jorge Amador e Clara Abrantes, enquanto o PS elegeu Jorge Gonçalves e Ângelo Marques, e o PSD Luís Ganhão e Cristina Leitão. O caldense Paulo Freitas, que concorria pelo BE, ficou na última posição, atrás do CDS. Ambos os partidos não conseguiram eleger um vereador.
Na Assembleia Municipal de Peniche, a CDU conquistou nove lugares, o PSD seis e o PS seis.
A CDU ganhou na união de freguesias na cidade e na Serra d’El Rei, o PSD conquistou Atouguia da Baleia e o PS ganhou em Ferrel.
No Bombarral, o PSD ganhou, mas sem maioria absoluta, tendo conquistado três lugares na Câmara, ocupados por José Manuel Vieira, Nuno Mota e Norberta Santos, enquanto o PS elegeu Luís Camilo Duarte e António Marcelino, a CDU Maria de Los Angeles e o CDS Rosa Guerra.
Na Assembleia Municipal do Bombarral, oito lugares são do PSD, sete do PS, três da CDU e três do CDS.
A freguesia do Bombarral e Vale Covo, assim como a da Roliça foram ganhas pelo PSD sem maioria absoluta, que foi alcançada pelo PSD no Carvalhal e no Pó.
Na região, destaque para a vitória do PS na freguesia da Benedita, para a conquista de São Martinho do Porto por uma lista de independentes e para o esperado triunfo em Alfeizerão pelo PSD, onde não teve opositores. Na Nazaré o PS “roubou” a Câmara ao PSD, elegendo quatro elementos, enquanto o PSD apenas dois.
No Cadaval, a vitória coube ao PSD, com quatro eleitos, enquanto o PS elegeu três elementos.
Francisco Gomes
0 Comentários