Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C

Doação da Coleção Sousa Felício ao Município de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante várias décadas, José Maria de Sousa Felício reuniu bens arqueológicos, paleontológicos, geológicos e bibliográficos, maioritariamente achados ou respeitantes ao Concelho de Óbidos. Trata-se, portanto, de uma coleção com interesse para a estruturação da identidade e da memória coletiva do concelho de Óbidos, contribuindo para o conhecimento da evolução da terra, da vida e da ocupação humana no território. Entre os bens, destacam-se alguns fósseis de dinossauros do Jurássico e alguns utensílios líticos da Pré-História com grande valor científico e museológico.
Bens doados à Câmara

Considerando que José Maria de Sousa Felício pretendia doar a coleção ao Município de Óbidos e que o Município de Óbidos tem competência para proteger e valorizar o património cultural, natural e paisagístico existente no concelho, o Serviço de Arqueologia propôs um protocolo de doação da Coleção Sousa Felício à Câmara Municipal de Óbidos, o qual foi aprovado na reunião de 18 de setembro.

Nos termos do protocolo de doação, o Município de Óbidos deve proteger e valorizar a Coleção Sousa Felício, através de trabalhos arqueológicos a realizar pelo Serviço de Arqueologia e de exposição pública a efetuar na rede museológica municipal ou através de programas específicos a desenvolver no âmbito de acordos com entidades habilitadas para o efeito.

Deste modo, o Serviço de Arqueologia efetuará trabalhos de prospeção arqueológica no concelho, tendo em vista a identificação e localização de novos sítios arqueológicos, bem como a contextualização dos bens arqueológicos integrados na Coleção Sousa Felício. Por outro lado, o Serviço de Arqueologia propôs um protocolo de cooperação entre o Município de Óbidos e a Sociedade de História Natural, para efeitos de investigação, salvaguarda, conservação, promoção e fruição pública do património paleontológico, paleoambiental e geológico do concelho de Óbidos, que também mereceu a aprovação da Câmara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

medicos

Incêndio em anexo que servia de depósito de madeira

Um incêndio habitacional em Tornada mobilizou os bombeiros das Caldas da Rainha cerca das cinco e meia da manhã do passado dia 23, tendo ardido o anexo de uma casa onde era guardada madeira.

incendio