Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C

Trabalhos do Cencal no Museu de Cerâmica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, está patente no Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha a exposição dos trabalhos de cerâmica e vidro do CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, dos cursos que decorreram entre junho de 2012 e 2013. Nesta exposição podem-se apreciar trabalhos em cerâmica e vidro realizados tantos nas instalações do CENCAL das Caldas da Rainha, especialmente em cerâmica, como no polo de formação na Marinha Grande, mais ligados ao vidro, mas também à cerâmica, dado que ali também são desenvolvidas ações nesta área.
Vidro

A exposição conta com trabalhos dos cursos de cerâmica criativa, joalharia cerâmica, paper clay, desenhos sobre porcelana, transparências em porcelana, azulejaria Arte Nova, pintura cerâmica contemporânea, corda seca, lustres, lustrinas e reflexos metálicos, decoração com fumos e de iniciação á olaria de roda. Na área do vidro apresentam-se trabalhos provenientes dos cursos de vitral tradicional, vitral Tiffany, técnicas de fusão de vidro, vidro soprada com e sem molde.

Estão ainda presentes na exposição os resultados dos workshops do ciclo dos mestres oleiros que contou com a participação do mestre de S. Pedro do Corval, António Tavares e do ciclo dos mestres barristas, com os Mestres barcelenses Vitor e Moisés Baraça, bem como a nível internacional com imagens do workshop de grande escultura do curso realizado com ceramista italiano Emilio Galassi, prémio Concurso Internacional de Cerâmica de Faenza.

O CENCAL tem procurado com estas ações criar uma nova dinâmica na criação artística e artesanal nas áreas da cerâmica e do vidro, considerando que Portugal ainda tem um enorme potencial e que pode atrair muitos criadores estrangeiros, bem como chegar a esses mercados com a produção nacional.

A exposição está patente no Museu da Cerâmica das caldas da Rainha até ao dia 17 de novembro, podendo ser visitada das 10 às 19.00 horas todos os dias de terça-feira a domingo. A partir da 2ª semana de outubro o museu passa a encerrar às 17.30 horas, horário de inverno.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Furtos em cemitérios

Peças em bronze que se encontravam em campas do cemitério da Roda, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, foram furtadas, o mesmo se passando no cemitério velho de Tornada e no cemitério da Serra do Bouro, no concelho das Caldas da Rainha.

cemiterio

PSP recupera cerâmica furtada da Bordallo Pinheiro no valor de 45 mil euros

Mais de duas centenas de peças cerâmicas das Faianças Bordallo Pinheiro, em Caldas da Rainha, avaliadas em cerca de 45 mil euros, foram recuperadas pela PSP, que identificou um homem de 40 anos, constituído arguido por fortes suspeitas de envolvimento nos crimes de furto e recetação. O suspeito tem historial de ilícitos semelhantes.

bordallo