Esta é uma iniciativa dinamizada pela Academia de Patins que está ativa desde 2001 e, para além deste projeto, conta também com a realização de “exibições e ações de formação um pouco por todo o país, desde festivais de verão, ações pontuais, entre outros”, afirmou o responsável pela academia e pelo projeto, Bernardo Oliveira.
A “Tour”, este ano, já percorreu 13 escolas e só faz a visita àquelas que se situam nos concelhos com os quais têm parcerias. Essa visita consiste, numa primeira hora, em fazer demonstrações de habilidades em patins, skate e bmx com a distribuição de vários brindes pelos alunos e, numa segunda hora, uma palestra sobre a prevenção da toxicodependência.
“O desporto e a droga não se encaixam e os desportos radicais são o instrumento ideal para cativar os jovens de uma forma saudável”, referiu Bernardo Oliveira, quanto à junção destes dois distintos termos no mesmo contexto.
Na assistência esteve o vereador da juventude, Hugo Oliveira, que referiu como os desportos radicais, ao contrário de outras opções menos saudáveis, são uma das melhores formas de ter “emoções fortes”, “desafios” e “sentir muita adrenalina”.
Hugo Oliveira aproveitou ainda para referir que alguns dos grandes atletas do skate e do bmx que atualmente se têm destacado são das Caldas da Rainha.
Este é um projeto que conta com os melhores do país que já foram campeões tanto a nível nacional como mundial, com nomes como Pedro Seca, Rúben Rodrigues, Daniel Serra, entre outros, que fazem as acrobacias que agradam aos mais jovens e a todos os apoiantes e interessados neste tipo de desportos.
Para além da Meo e da Antena 3, esta iniciativa conta com o apoio das Câmaras Municipais dos concelhos que visita.
Cátia Nunes
0 Comentários