Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Arquiteto Paulo Niemeyer em Óbidos a partilhar experiência

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer veio a Portugal, a convite da Universidade de Coimbra e esteve em Óbidos, para conhecer a estratégia de desenvolvimento local, ao nível da educação, ambiente e economia criativa. Acedeu ao convite do Parque Tecnológico de Óbidos e partilhou a sua experiência numa conferência, que se realizou na Livraria do Mercado Biológico, sob o tema "Inovação no Urbanismo...um breve olhar".
Conferência na Livraria do Mercado Biológico

Paulo Niemeyer partilhou a sua perspetiva e trabalho com a assistência, reforçando a importância e a influência do seu bisavô, Óscar Niemeyer, com quem viveu, desenhou e posteriormente colaborou em vários projetos. Referiu que a arquitetura portuguesa teve influência no seu bisavô, o que por conseguinte também se refletiu no seu trabalho. Abordou a importância da sustentabilidade dos seus projetos, dos espaços verdes e da importância que os arquitetos podem ter na organização e no planeamento das cidades, contribuindo para a fixação das pessoas de forma a lutar contra o êxodo diário dos habitantes das zonas rurais para as grandes cidades.

Falou ainda sobre a importância do turismo como motor da economia, mostrando que pode ter a capacidade de regenerar uma cidade. Confrontado sobre a influência da classe criativa na regeneração urbana e social, Niemeyer respondeu: “Concordo e apoio. Os edifícios podem ser um veículo para que os talentos possam desenvolver as suas ideias…é uma parte de um conjunto de iniciativas que podem contribuir para melhorar as condições da cidade. Há que criar mecanismos que facilitem a fixação e mobilidade das pessoas, como por exemplo evitar andar de carro”.

No final da conferência, a assistência teve oportunidade de conversar informalmente com o arquiteto, ao mesmo tempo que degustaram de um coffee break patrocinado pela Maçã de Alcobaça, Oficina do Biscoito e Mercado Biológico de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0