Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Novidades no projeto educativo de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O Município de Óbidos investe anualmente no funcionamento do seu projeto educativo 2 milhões de euros”. Foi desta forma que Telmo Faria falou do esforço que a Câmara Municipal de Óbidos faz na Educação no concelho. Um investimento que “nos permite estar num caminho de construção de uma melhor preparação da vida das nossas crianças”, realçou, acrescentando que já “foram investidos 23 milhões de euros a construir um parque escolar de excelência”. 
Cerimónia de abertura do ano letivo

Telmo Faria, que falava na cerimónia de abertura do ano letivo no concelho, revelou que quer “ir mais longe e construir a escola municipal”. Neste momento, o quadro legal impede essa autonomia na totalidade, de forma a adaptar o modelo educativo à realidade do concelho. No entanto, o autarca espera, dentro de pouco tempo, “que o Ministro da Educação transmita que Óbidos será a primeira escola municipal do País, já a partir de 2014”. “O País precisa de ter essa experiência”, sublinhou.

Em relação às novidades para este ano letivo, o autarca explicou, a todos os alunos, professores, funcionários e pais, que vai “haver um prolongamento do programa Crescer Melhor, que, este ano, celebra o seu décimo aniversário.

Também os Ateliês Criativos e o Óbidos Anima vão ter novidades. “Vão funcionar dentro do currículo do primeiro ciclo, dentro da área das expressões e na chamada oferta complementar e acaba por ser, também, uma estabilização destes dois programas”, indicou.

No que diz respeito às Atividades Extracurriculares, o presidente da Câmara garantiu que “100 por cento dos alunos estão inscritos nestas atividades” que são “uma estratégia de complemento dentro do projeto educativo que as famílias querem e precisam e, por isso, é nossa obrigação corresponder a essas necessidades”.

Quanto à “Fábrica da Criatividade”, Telmo Faria esclareceu que, este ano, o programa não trabalhará apenas dentro da escola. “A Fábrica da Criatividade, como uma grande estrutura de incentivo ao desenvolvimento da criatividade das nossas crianças, vai estender-se à vida do concelho”. Vai arrancar, em breve, o Óbidos Story Center, “uma espécie de novo posto de turismo, onde estarão a história e as nossas coisas relevantes, e esses conteúdos serão desenvolvidos e contados pelos nossos alunos”.

Telmo Faria explicou ainda que as escolas de Óbidos terão, este ano, um Centro de Apoio à Sustentabilidade, nos Ateliês Criativos, “onde serão feitas parcerias com as empresas e famílias do concelho para se criar um banco de resíduos, aos quais serão, posteriormente, transformados pelos alunos noutros produtos. É uma lógica de, a partir de resíduos, criar coisas novas, com criatividade e com base na sustentabilidade, valorizando esses mesmos resíduos”, sublinhou.

O presidente da Câmara destacou ainda que o projeto educativo de Óbidos “está alinhado com os melhores”. “Não só estamos a chamar as melhores cabeças, que pensam a Educação em Portugal, como estamos a fazer com que Óbidos esteja em contacto com as melhores realidades da Europa.” “Vamos fazer uma parceria com uma escola modelo na Dinamarca e vamos fazer um projeto de cooperação para que o processo ensino/aprendizagem seja baseado nas questões da criatividade e inovação”, referiu. A Microsoft Dinamarca é o parceiro nacional da escola dinamarquesa, enquanto nas escolas de Óbidos será a Fundação Calouste Gulbenkian. “Estamos a trazer para o nosso projeto a instituição com mais prestígio em Portugal para estar connosco a melhorar o nosso projeto educativo”, frisou Telmo Faria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos