O regresso às aulas é tempo de reencontros, de alegria mas também de preocupação, principalmente para os pais. Comece o dia com o pequeno-almoço em família, à base de leite ou iogurte, cereais, pão de mistura ou fruta. Prepare os lanches de igual forma e envie água. Ao almoço dê preferência à comida do refeitório. Se a criança for a pé para a escola faça o caminho várias vezes com ela, ensine-a a caminhar do lado de dentro do passeio e a usar sempre o mesmo trajeto. Se for de carro não inicie a marcha nem faça manobras até todos estarem dentro. Verifique se os cintos das cadeirinhas e do carro estão bem apertados. O uso de cadeirinhas ou banco elevatório é obrigatório até aos 12 anos de idade e 150 cm de altura. Depois poderão usar apenas o cinto de segurança. Ao chegar à escola a criança deverá sair do veículo pelo lado junto ao passeio. Ao adquirir o material escolar tenha em conta a qualidade, o preço e a durabilidade. Se reaproveitar ou usar material reciclado está a contribuir para um mundo mais limpo. A mochila cheia não deve pesar mais de 10% do peso da criança (uma criança com 20 Kg usará uma mochila com 2 Kg).
Deve ser usada sobre os 2 ombros e acima das ancas. Coloque bandas refletoras.
Se for trólei, regule a pega para que a criança ao puxar não dobre o braço e o tronco.
Não vista roupas com cordões, fixos ou deslizantes, pois podem ficar presos, ocasionando ferimentos graves. Na criança pequena existe o risco de asfixia.
Ajude a criança a planear o estudo num lugar calmo, bem sentada e com luz adequada. As crianças precisam de brincar, não as sobrecarregue com atividades.
Controle o acesso à internet e instale-a na divisão onde todos passam mais tempo.
Por fim ensine-a que não deve aceitar nada de estranhos, nem falar com estes.
Se sentir ameaçada deverá gritar e pedir ajuda.
As pequenas coisas fazem a diferença, talvez estas ajudem a ver carinhas (mais) felizes.
Qualquer dúvida pode contactar: carinhasfelizes1@gmail.com
Catarina Escudeiro
Cristina Mendes
Ondina Santos
Enfermeiras da área pediátrica
0 Comentários