Sob o slogan “Óbidos melhor e diferente”, a CDU apresentou no passado dia 13 o programa eleitoral, na candidatura à Câmara e à Assembleia Municipal de Óbidos, onde aponta três linhas fundamentais: uma gestão democrática e transparente da Câmara e da Assembleia Municipal; uma gestão autárquica para a melhoria da qualidade de vida e uma gestão autárquica para o desenvolvimento económico-social e cultural de Óbidos.
O candidato comunista revelou que pretende promover a revisão do Plano Diretor Municipal, criar e atualizar os planos de ordenamento urbanístico das freguesias e criar um plano de reabilitação para a vila de Óbidos intramuralhas e zona envolvente. Quer ainda promover em conjunto com a autarquia das Caldas a classificação da Lagoa de Óbidos, como “Área de Paisagem Protegida de Âmbito Regional”.
José Rui Raposo defende a gestão democrática e transparente da Assembleia Municipal, afirmando que é “indispensável a proximidade com as populações, o que será garantido não só com a criação de condições para que estas participem nas sessões dos órgãos autárquicos, mas também pela permanente auscultação das mesmas relativamente aos problemas concretos e locais e às grandes linhas estratégicas para o concelho”.
Sendo as Juntas de Freguesia os órgãos autárquicos que mais próximo estão das populações, o candidato considera que a ligação com estas será indispensável, através de um gabinete de apoio. “Para nós, as juntas de freguesia não serão a correia de transmissão da vontade imposta pela Câmara, nem a relação com estas será a de comprar votos a troco de promessas que nunca concretizam”, sublinhou.
Para o candidato comunista, “o envolvimento das populações do nosso concelho, nas decisões fundamentais é imprescindível, para que as decisões tomadas correspondam aos seus interesses”.
O candidato comunista quer um plano de ordenamento do trânsito para todo o concelho e a revisão do regulamento de trânsito da vila, com a ideia fundamental de retirar o trânsito automóvel da zona muralhada. Pretende ainda criar um plano articulado entre os serviços municipais e os operadores de transportes rodoviário e ferroviário para colocar os transportes ao serviço da população.
Quanto à educação, a candidatura da CDU afirma que está “contra quaisquer projetos educativos locais definidos pela autarquia, já que os mesmos têm no seu pressuposto a destruição da escola pública na sua dimensão nacional e a abertura à privatização do ensino”.
No plano da cultura, defende a valorização do património edificado, monumental e arqueológico, com destaque para a cidade romana de eburobrittium e o aqueduto.
Quanto à intervenção social José Rui Raposo considera que a gestão autárquica deve ser traduzida na atenção especial aos problemas sociais dos desempregados, no desenvolvimento de políticas dirigidas aos reformados, aposentados e idosos, orientadas para a animação sociocultural e a ou ocupação dos tempos livres.
No plano de desenvolvimento económico, o candidato da CDU revelou que pretende “aprovar um programa de incentivos à criação de novas unidades empresariais no concelho, dos mais diversificados setores que garantam a criação de emprego”. Reatribuir a responsabilidade do Parque Tecnológico e da incubadora de empresas à Câmara Municipal, foi outra medida apresentada por José Rui Raposo, que quer ver constituído um gabinete de apoio aos pequenos e médios empresários.
O candidato revelou ainda a necessidade da “urgente conclusão da Barragem do Arnoia e a concretização do respetivo plano de rega”.
0 Comentários