Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

A esquerda social e a esquerda política

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há um mistério sociológico e político na sociedade portuguesa. A célebre maioria sociológica de esquerda não faz a convergência política com que a devia representar. Ou seja, o que seria normal é que a esquerda social se quisesse ver representada politicamente pela esquerda política. Por uma esquerda afirmativa, de convicções, não por uma esquerda a fingir. Em que tipo de representação política se revê quem se envolve quotidianamente em trabalho social pela defesa de um hospital, ou do Serviço Nacional de Saúde em geral, na defesa da Escola Pública, pelo bem-estar dos animais abandonados ou pelo fim da tourada com espetáculo bárbaro e primitivo. Quem se envolve num projeto associativo pela proteção de um habitat natural, pela consciencialização ambiental de todos nós, pela sua sustentabilidade, contra a voragem do lucro imediato e a qualquer custo, não encontra certamente outra representação política que não seja na esquerda das convicções.

Quem se inscreveu ativamente nos movimentos sociais nos últimos anos não se pode enganar. Quem saiu à rua contra as políticas de direita que nos tiram direitos, que nos chantageiam para enriquecer bancos, que nos baixam os salários, cortam pensões, secam a economia, fecham pequenos negócios, não pode voltar a votar na esquerda fingida, e muito menos pode votar na direita desmascarada, mais troikista que a troika, que nos quer convencer agora de uma retoma que ninguém vê nem sente em lado nenhum.

A esquerda social que se bate diariamente por uma sociedade melhor deve convergir com a política consonante com esses valores. Quem lança projetos e faz voluntariado para ajudar outros na doença, minorar o sofrimento e ajudar incondicionalmente na recuperação física e emocional dos tempos difíceis. Quem retira do seu tempo familiar a disponibilidade para ajudar pessoas politicamente perseguidas do outro lado do mundo, como a Amnistia Internacional de que sou impulsionador e fundador do núcleo local, são pessoas que sabem onde está a representação do que defendem.

Quem se revê ou junta em torno de um Conselho de Cidade, entidade de estímulo e incentivo à democracia participativa, de que fui também membro da comissão instaladora e da primeira direção eleita, ao todo durante cerca de cinco anos, são cidadãos que sabem bem quem participa ativamente em projetos e causas e sabem distinguir dos que aparecem a “cavalgar a onda” da cidadania como ferramenta de marketing.

A esquerda social que se constitui de todos os pequenos grupos, que apesar de fragmentados e muitas vezes afastados, constituem um movimento social pela mudança, no desejo comum de uma vida melhor para todos, deve reforçar nestas eleições locais a esquerda política. Por uma razão simples: a esquerda social e a esquerda política, juntas são mais fortes e reforçam-se mutuamente. Juntas podem melhor promover a mudança necessária para que todos sejamos mais felizes onde vivemos.

Lino Romão

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Valado dos Frades e Famalicão unem esforços para criação de nova Unidade de Saúde Familiar

As Juntas de Freguesia de Valado dos Frades e Famalicão, em colaboração com a Câmara Municipal da Nazaré, estão a desenvolver diligências junto da Unidade Local de Saúde de Leiria (ULS Leiria) com vista à criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que responda às necessidades de cerca de quatro mil utentes atualmente sem médico de família nas duas freguesias.

USF

Pimpões Triatlo no Campeonato Nacional de Duatlo

Pimpões Triatlo, equipa das Caldas da Rainha, ficou em 24º lugar no Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional Individual de Duatlo em Grândola, prova que contou com 1075 atletas inscritos em representação de 38 cubes.

duatlo