Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Campeonato Nacional de Motonáutica em São Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
regresso das competições de motonáutica à Baía de São Martinho do Porto, após 20 anos de interregno, aconteceu no fim de semana de 14 e 15 de setembro e ficou marcado não só pelo elevado êxito desportivo, como pelas várias centenas de pessoas que acompanharam o evento. Numa organização da Federação Portuguesa de Motonáutica e do Clube Náutico de São Martinho do Porto, com o apoio do Município de Alcobaça e da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, o Grande Prémio de São Martinho do Porto, incluiu uma ação e jornada do Campeonato Nacional da Fórmula Futuro e a quinta e última etapa do Campeonato Nacional dos T 850 (monocascos), F4 (catamarans) e PR 750 (semirrígidos), que consagrou os Campeões Nacionais de 2013. Em F4, com o melhor tempo nos treinos cronometrados, Paulo Raposo garantiu a pole position, mas praticamente a correr em casa, o caldense Luís Miguel Ribeiro entrou determinado a não desiludir o seu público e instalou-se na liderança logo no início da primeira manga.
Luís Miguel Ribeiro em F4

Já Pedro Fortuna que arrancou dos últimos lugares da grelha de partida foi recuperando posições até ao terceiro posto, impondo-se a Luís Vila Verde, Rui Oliveira e Arnaldo Magalhães.

Na segunda manga, Luís Miguel Ribeiro voltou a não dar hipótese aos mais diretos adversários ao concluir 23 voltas ao circuito em 16:09,01, e sagrou-se vencedor deste Grande Prémio, deixando para trás Paulo Raposo a mais de sete segundos, e Luís Vila Verde que ocupou o terceiro lugar do pódio.

Impedido de alinhar por problemas mecânicos, Pedro Fortuna viu assim quebrar-se o ciclo de vitórias consecutivas que amealhou nos quatro últimos Grandes Prémio. No entanto, e não obstante ter concluído na quinta posição, pôde festejar em São Martinho do Porto a revalidação do título de Campeão Nacional.

Classificação F4 (G.P. de São Martinho do Porto): 1.º Luís Miguel Ribeiro (Conforlimpa) – 400 pts, 2.º Paulo Raposo – 300 pts; 3.º Luís Vila Verde (Aki D’el Mar – Comércio de Marisco) – 225 pts; 4.º Rui Oliveira (Omniprint) – 169 pts; 5.º Pedro Fortuna (Cimpor/Eni/Vaganautica) – 127 pts; 6.º Arnaldo Magalhães – 95 pts.

Em T 850 / PR 750, p piloto das Caldas da Rainha, Tiago Évora teve em Luís Correia um opositor de peso, com o algarvio a dificultar, e muito, o objetivo do líder do Nacional de concluir a época com uma vitória.

A arrancar da primeira posição da grelha de partida, Luís Correia impôs um ritmo frenético e defendeu o primeiro lugar até ao final da manga inicial, com uma vantagem de mais de vinte e quatro segundos de Tiago Évora e uma volta de avanço sobre André Correia, terceiro classificado.

Saliente-se a presença de Álvaro Leite e Diogo Câmara, dois jovens vindos da classe de iniciação à modalidade, a Fórmula Futuro, que têm mostrado grande apetência para a prática deste desporto náutico motorizado, numa jornada em que Alexandre Madeira fez a sua estreia nesta classe de competição.

Centrado em contrariar o resultado da primeira manga, Tiago Évora acreditou até ao fim que poderia sair de São Martinho do Porto com o triunfo e, na segunda manga, encetou uma forte perseguição a Luís Correia. O muito público presente pôde assistir a momentos de grande emoção até à última volta, altura em que o caldense conseguiu ser superior ao líder e cruzar a meta na primeira posição separado por apenas um segundo.

Adrenalina até aos instantes finais, tendo sido necessário proceder a desempate pelo melhor tempo em qualquer uma das mangas, com Tiago Évora a poder comemorar duplamente: a vitória no Grande Prémio e a conquista do título de Campeão Nacional pelo quarto ano consecutivo.

André Correia, também, com um bom ritmo durante o decorrer da corrida, terminou na terceira posição, seguido de Álvaro Leite e Diogo Câmara.

Classificação T850 (G.P. de São Martinho do Porto): 1.º Tiago Évora (Number One) – 400 pts; 2.º Luís Correia (Sonangol/Multitechniques) – 300 pts; 3.º André Correia – 225 pts; 4.º Álvaro Leite – 169 pts; 5.º Diogo Câmara – 127 pts; 6.º Alexandre Madeira – 95 pts

Nos PR 750, João Correia foi o natural vencedor desta jornada ao arrecadar o triunfo nas duas mangas realizadas. Guilherme Vila Verde e Micael Oliveira completaram o pódio.

Classificação PR 750 (G.P. de São Martinho do Porto): 1.º João Correia – 200 pts; 2.º Guilherme Vila Verde – 150 pts; Micael Oliveira – 0 pts;

Ação de formação/Campeonato Nacional da Fórmula Futuro

Foram trinta os inscritos que marcaram presença na ação de formação da Fórmula Futuro e que puderam desfrutar da experiência de comandar uma embarcação e ter contacto com uma modalidade que, por não ser de fácil acesso, tem sido a aposta da Federação no âmbito do crescimento e rejuvenescimento da sua atividade

desportiva.

Igualmente, disputou-se a sétima jornada do Campeonato Nacional onde cerca de vinte jovens, de várias zonas do País, nomeadamente, Resende, Caldas da Rainha, Lisboa, Carcavelos, Arruda dos Vinhos e Portimão têm vindo a participar na procura dos lugares cimeiros das respetivas classes.

No Grande Prémio de São Martinho do Porto foram obtidos os seguintes resultados de pódio:

Classe 1 (8-9 anos): 1.º Classificado: Pedro Pereira; 2.º Classificado: Tiago Clérigo; 3.º Classificado: Rodrigo Tuna

Classe 2 (10-11 anos): 1.º Classificado: Gabriela Guimarães; 2.º Classificado: Hugo Piedade; 3.º Classificado: Gonçalo Teixeira

Classe 3 (12-13 anos): 1.º Classificado: Pedro Cardoso; 2.º Classificado: Rosana Teixeira; 3.º Classificado: William Dias

Classe 4 (14-15 anos): 1.º Classificado: Tiago Pereira; 2.º Classificado: Inês Pereira; 3.º Classificado: Vasco Neves

Classe 5 (16-18 anos): 1.º Classificado: Álvaro Leite; 2.º Classificado: João Sá; 3.º Classificado: António Rodrigues

Nas contas do Campeonato Nacional são estas as classificações dos três primeiros de cada classe:

Classe 1: 1.º Rodrigo Loureiro Tuna – 2125 pts, 2.º Pedro Rainho Pereira – 1600 pts; 3.º Filipe

Caires Câmara – 577 pts

Classe 2: 1.º Gabriela Guimarães – 2025 pts; 2.º Gonçalo Teixeira – 1875 pts; 3.º Hugo Piedade –

1350 pts

Classe 3: 1.º Pedro Cardoso – 2300 pts; 2.º William Dias – 1675 pts; 3.º Rosana Teixeira

Classe 4: 1.º Tiago Pereira – 2000 pts; 2.º Inês Pereira – 1652 pts; 3.º Vasco Neves – 1313 pts

Classe 5: 1.º Álvaro Leite – 2125; 2.º João Sá – 1869 pts; 3.º António Rodrigues – 1444 pts

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Valado dos Frades e Famalicão unem esforços para criação de nova Unidade de Saúde Familiar

As Juntas de Freguesia de Valado dos Frades e Famalicão, em colaboração com a Câmara Municipal da Nazaré, estão a desenvolver diligências junto da Unidade Local de Saúde de Leiria (ULS Leiria) com vista à criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que responda às necessidades de cerca de quatro mil utentes atualmente sem médico de família nas duas freguesias.

USF

Pimpões Triatlo no Campeonato Nacional de Duatlo

Pimpões Triatlo, equipa das Caldas da Rainha, ficou em 24º lugar no Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional Individual de Duatlo em Grândola, prova que contou com 1075 atletas inscritos em representação de 38 cubes.

duatlo