Já Pedro Fortuna que arrancou dos últimos lugares da grelha de partida foi recuperando posições até ao terceiro posto, impondo-se a Luís Vila Verde, Rui Oliveira e Arnaldo Magalhães.
Na segunda manga, Luís Miguel Ribeiro voltou a não dar hipótese aos mais diretos adversários ao concluir 23 voltas ao circuito em 16:09,01, e sagrou-se vencedor deste Grande Prémio, deixando para trás Paulo Raposo a mais de sete segundos, e Luís Vila Verde que ocupou o terceiro lugar do pódio.
Impedido de alinhar por problemas mecânicos, Pedro Fortuna viu assim quebrar-se o ciclo de vitórias consecutivas que amealhou nos quatro últimos Grandes Prémio. No entanto, e não obstante ter concluído na quinta posição, pôde festejar em São Martinho do Porto a revalidação do título de Campeão Nacional.
Classificação F4 (G.P. de São Martinho do Porto): 1.º Luís Miguel Ribeiro (Conforlimpa) – 400 pts, 2.º Paulo Raposo – 300 pts; 3.º Luís Vila Verde (Aki D’el Mar – Comércio de Marisco) – 225 pts; 4.º Rui Oliveira (Omniprint) – 169 pts; 5.º Pedro Fortuna (Cimpor/Eni/Vaganautica) – 127 pts; 6.º Arnaldo Magalhães – 95 pts.
Em T 850 / PR 750, p piloto das Caldas da Rainha, Tiago Évora teve em Luís Correia um opositor de peso, com o algarvio a dificultar, e muito, o objetivo do líder do Nacional de concluir a época com uma vitória.
A arrancar da primeira posição da grelha de partida, Luís Correia impôs um ritmo frenético e defendeu o primeiro lugar até ao final da manga inicial, com uma vantagem de mais de vinte e quatro segundos de Tiago Évora e uma volta de avanço sobre André Correia, terceiro classificado.
Saliente-se a presença de Álvaro Leite e Diogo Câmara, dois jovens vindos da classe de iniciação à modalidade, a Fórmula Futuro, que têm mostrado grande apetência para a prática deste desporto náutico motorizado, numa jornada em que Alexandre Madeira fez a sua estreia nesta classe de competição.
Centrado em contrariar o resultado da primeira manga, Tiago Évora acreditou até ao fim que poderia sair de São Martinho do Porto com o triunfo e, na segunda manga, encetou uma forte perseguição a Luís Correia. O muito público presente pôde assistir a momentos de grande emoção até à última volta, altura em que o caldense conseguiu ser superior ao líder e cruzar a meta na primeira posição separado por apenas um segundo.
Adrenalina até aos instantes finais, tendo sido necessário proceder a desempate pelo melhor tempo em qualquer uma das mangas, com Tiago Évora a poder comemorar duplamente: a vitória no Grande Prémio e a conquista do título de Campeão Nacional pelo quarto ano consecutivo.
André Correia, também, com um bom ritmo durante o decorrer da corrida, terminou na terceira posição, seguido de Álvaro Leite e Diogo Câmara.
Classificação T850 (G.P. de São Martinho do Porto): 1.º Tiago Évora (Number One) – 400 pts; 2.º Luís Correia (Sonangol/Multitechniques) – 300 pts; 3.º André Correia – 225 pts; 4.º Álvaro Leite – 169 pts; 5.º Diogo Câmara – 127 pts; 6.º Alexandre Madeira – 95 pts
Nos PR 750, João Correia foi o natural vencedor desta jornada ao arrecadar o triunfo nas duas mangas realizadas. Guilherme Vila Verde e Micael Oliveira completaram o pódio.
Classificação PR 750 (G.P. de São Martinho do Porto): 1.º João Correia – 200 pts; 2.º Guilherme Vila Verde – 150 pts; Micael Oliveira – 0 pts;
Ação de formação/Campeonato Nacional da Fórmula Futuro
Foram trinta os inscritos que marcaram presença na ação de formação da Fórmula Futuro e que puderam desfrutar da experiência de comandar uma embarcação e ter contacto com uma modalidade que, por não ser de fácil acesso, tem sido a aposta da Federação no âmbito do crescimento e rejuvenescimento da sua atividade
desportiva.
Igualmente, disputou-se a sétima jornada do Campeonato Nacional onde cerca de vinte jovens, de várias zonas do País, nomeadamente, Resende, Caldas da Rainha, Lisboa, Carcavelos, Arruda dos Vinhos e Portimão têm vindo a participar na procura dos lugares cimeiros das respetivas classes.
No Grande Prémio de São Martinho do Porto foram obtidos os seguintes resultados de pódio:
Classe 1 (8-9 anos): 1.º Classificado: Pedro Pereira; 2.º Classificado: Tiago Clérigo; 3.º Classificado: Rodrigo Tuna
Classe 2 (10-11 anos): 1.º Classificado: Gabriela Guimarães; 2.º Classificado: Hugo Piedade; 3.º Classificado: Gonçalo Teixeira
Classe 3 (12-13 anos): 1.º Classificado: Pedro Cardoso; 2.º Classificado: Rosana Teixeira; 3.º Classificado: William Dias
Classe 4 (14-15 anos): 1.º Classificado: Tiago Pereira; 2.º Classificado: Inês Pereira; 3.º Classificado: Vasco Neves
Classe 5 (16-18 anos): 1.º Classificado: Álvaro Leite; 2.º Classificado: João Sá; 3.º Classificado: António Rodrigues
Nas contas do Campeonato Nacional são estas as classificações dos três primeiros de cada classe:
Classe 1: 1.º Rodrigo Loureiro Tuna – 2125 pts, 2.º Pedro Rainho Pereira – 1600 pts; 3.º Filipe
Caires Câmara – 577 pts
Classe 2: 1.º Gabriela Guimarães – 2025 pts; 2.º Gonçalo Teixeira – 1875 pts; 3.º Hugo Piedade –
1350 pts
Classe 3: 1.º Pedro Cardoso – 2300 pts; 2.º William Dias – 1675 pts; 3.º Rosana Teixeira
Classe 4: 1.º Tiago Pereira – 2000 pts; 2.º Inês Pereira – 1652 pts; 3.º Vasco Neves – 1313 pts
Classe 5: 1.º Álvaro Leite – 2125; 2.º João Sá – 1869 pts; 3.º António Rodrigues – 1444 pts
0 Comentários