Participaram Linda Pereira, oradora nos grandes fóruns internacionais do setor do Turismo, Teresa Serrenho e Edgar Ximenes, cabeças de lista pelo MVC à Câmara e à Assembleia Municipal.
No capítulo do Turismo e Lazer, o MVC propõe desenvolver panfletos (em várias línguas) e mapas da cidade atualizados, garantir qualidade de atendimento no posto de turismo, dedicando especial atenção à sua imagem e sinalização, assegurar que a sinalização turística é adequada, e estimular a colaboração e atuação em rede com empresários do setor, com vista ao estabelecimento de rotas/circuitos turísticos.
Um dos objetivos é promover um eixo de saúde, turismo e bem-estar conjugando o Hospital Termal com a criação de tratamentos de talassoterapia na Foz do Arelho.
Outra medida passa por criar uma zona ampla de estacionamento de autocarros de turismo que reúna as seguintes caraterísticas: proximidade do parque/centro histórico; acesso pedonal cuidado, com sinalética de localização e mapas com possíveis circuitos pedestres pela cidade.
A dinamização do Parque, com eventos de calendário devidamente rotinados, a realização de mais feiras e exposições de relevante interesse e prestígio na Expoeste e noutros locais da cidade e do concelho, a promoção de grandes eventos anuais ligados à identidade caldense, como a cerâmica, são outras das propostas do MVC.
No campo da Artes e Cultura, o movimento independente tenciona fazer o levantamento do património que necessita de uma intervenção urgente, realizar atividades que dinamizem os museus municipais, abrir os espaços públicos à comunidade, para que possam estar expostos trabalhos culturais em edifícios municipais, apoiar e dinamizar a animação de rua, organizar ateliers de formação artística e artesanal, incentivar e apoiar a realização de atividades culturais da população migrante.
Limpar as áreas onde se verifique o mau uso do grafiti, disponibilizando paredes exclusivamente para a prática do grafiti, é defendida pelo MVC.
Aproximar os caldenses da leitura, através da promoção de eventos, apoiar a criação de “postos de leitura” nas freguesias, apoiar a publicação de obras de interesse local e que promovam e valorizem a região e o seu património, disponibilizar um portal da cultura na página online da Câmara Municipal, são algumas das medidas propostas.
O MVC apresentou também a lista candidata à Câmara Municipal e as linhas programáticas sobre a economia local, recursos naturais e espaço e reabilitação urbana no passado dia 7, no Largo José Barbosa, concluindo, assim, a apresentação do programa eleitoral participativo.
Carlos Gonçalves, Miguel Miguel, Gabriela Martinho, Elvis Canas, Jacinta Paulo, Vasco Neves, Marco Jerónimo, Margarida Gardner e Mina Viana compõem a equipa que o MVC apresenta na sua candidatura aos órgãos do Município, tendo como cabeça-de-lista Teresa Serrenho.
Francisco Gomes
0 Comentários