Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 23° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C

Câmara das Caldas lança campanha de limpeza e erradicação de graffitis

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Caldas da Rainha lançou no passado dia 2 a campanha de limpeza e erradicação de graffitis ilegais, que assenta em três pilares fundamentais: Limpeza, vigilância e educação e formação.
Militares da Escola de Sargentos ajudam a limpar paredes

Em primeiro lugar está a ser feita a limpeza e pintura dos espaços vandalizados. Para isso a Câmara Municipal criou uma brigada de limpeza e pintura composta por sete elementos que estará incumbida da limpeza das paredes da cidade. Tem ainda a colaboração da Escola de Sargentos do Exército, que enviou uma equipa de oito militares para ajudar pontualmente nesta ação.

O segundo pilar passa pela educação, formação e sensibilização dos mais jovens, mas também da população em geral para que se mantenha o património de todos. Para isto serão realizadas ações de educação nas escolas e junto das associações de jovens. Serão também criados espaços próprios para que os verdadeiros artistas possam expor os seus trabalhos.

Por fim o terceiro pilar assenta no reforço da vigilância e pela responsabilização de quem continuar a sujar as paredes e o espaço público. “Desta forma acertámos com a PSP de Caldas da Rainha uma equipa de vigilância que contribua para a resolução deste problema e contamos também colaborar na criação um corpo de guardas-noturnos que ajudarão no combate a esta criminalidade”, refere João Frade, assessor da Câmara.

Para a limpeza da cidade foi já adquirido um automóvel autovarredora pela Câmara Municipal para suprir uma lacuna neste tipo de equipamentos e que brevemente entrará ao serviço, permitindo desta forma aumentar a limpeza das ruas da cidade.

Esta ação mereceu já o reparo de José Nascimento, mandatário do Movimento Viver o Concelho: “Soldados a limpar paredes?! Porquê, quando ainda há dias estava o país a arder e os bombeiros a morrer, e não se viu nenhum soldado? Qual é a contrapartida para o Exército? Qual é o objetivo estabelecido e o planeamento? Com que meios contam os soldados para cumprirem com êxito esta “missão”? Quem dará continuidade à limpeza depois das eleições de 29 de setembro? Porquê realizá-la agora em pleno período eleitoral, sujeitando-se à suspeição e acusação de oportunismo político e eleitoralismo? O atual poder municipal (em fim de “festa” e a lutar desesperadamente pela sobrevivência) e o Exército (que não devia deixar-se instrumentalizar pelos políticos) ficam muito mal na fotografia”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Falta de médicos encerra vários dias a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos

Vão continuar esta semana os constrangimentos na Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no Hospital das Caldas da Rainha, que não estarão a funcionar entre as 09h00 desta quarta-feira, 24 de julho e as 09h00 de 27 de julho, informação divulgada pela Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) que na terça-feira ainda não constava do mapa interativo publicado pelo Serviço Nacional de Saúde (https://www.sns.gov.pt/servicos-de-urgencia-sns), onde apenas eram referidos dois dias encerrados.

medicos