Este ano, nos concertos, em vez dos habituais 40 estarão 60 músicos convidados, o que fará um total de cerca de 80 músicos em palco. Os músicos convidados vêm de todo o país, de Trás-os-Montes ao Algarve.
Estarão presentes o vencedor do primeiro prémio de um concurso mundial de Trompete nos Estados Unidos, um vencedor de vários concursos nacionais de Saxofone, um 2.º lugar do concurso Jovens Músicos, que é organizado, anualmente, pela Antena 2, e músicos que já colaboraram com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Geração (projeto Guimarães, Capital Europeia da Cultura), Orquestra Clássica da Madeira, Remix Ensemble, entre outros. Muitos dos membros deste projeto já terminaram a licenciatura no seu instrumento, outros estão já a terminar o mestrado em performance musical. Todos estes jovens músicos já deram provas do seu valor em Portugal e no estrangeiro.
Este ano o repertório será inovador, sendo interpretadas seis obras de dificuldade bastante elevada, e ainda serão apresentadas duas obras de dois jovens compositores portugueses, que pertencem à formação deste projeto: uma das obras conquistou o 1.º lugar no Concurso de Composição de Orquestra de Sopros do Inatel, em 2012, e a outra foi estreada pela Banda Sinfónica de Aveiro no início deste ano. Pela primeira vez irá participar um maestro convidado.
Este projeto, organizado, basicamente, de forma independente, iniciou-se em 2007 com o 1.º Encontro Nacional de Músicos, numa iniciativa do jovem Maestro Pedro Santos que, com o seu empenho, conseguiu que se desenvolvesse o projeto da Orquestra de Sopro de A-dos-Francos durante os anos seguintes.
0 Comentários