Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C

Sapatos com renda de bilros foram atração em Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Lá diz o povo que “Onde há redes, há rendas!”. Em cidade piscatória, as rendas de bilros de Peniche, para além da aplicação dominante em dois modelos exclusivos, inspiraram já a coleção Outuno-Inverno 2013 da empresa lisboeta RUTZ, que junta tradição e modernidade na conjugação de dois produtos base da economia portuguesa: Calçado e cortiça.
Raquel Castro e Hugo Batista, criadores (foto Carlos Barroso)

A apresentação de uma coleção de modelos exclusivos de calçado português em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche, foi a grande novidade da Mostra Internacional de Rendas de Bilros que decorreu naquela cidade.

Em Portugal a arte da renda de bilros tem especial expressão nas zonas piscatórias do litoral, com maior relevo para Peniche e Vila do Conde.

Valorizar o trabalho da mulher rendilheira e a arte de tecer a Renda de Bilros, e apresentar produtos em renda onde impere a inovação, foi o objetivo da iniciativa promovida em Peniche.

As rendilheiras trabalharam ao vivo, mostrando o entrelaçado das linhas nas suas almofadas e fazendo soar a melodia dos bilros, cuja arte está a passar para as gerações mais novas. A autarquia criou escolas de rendas na Serra d’El Rei, Casais Brancos, Reinaldes, Atouguia da Baleia e Peniche, e setenta crianças estiveram a mostrar o que aprenderam.

Jorge Amador, vice-presidente da Câmara, mostrou-se agradado com a presença de um grande número de rendilheiras nacionais e internacionais a exibirem as suas técnicas. “Peniche recebe o maior certame internacional de sempre da Europa, com 20 delegações entrangeiras de 15 países”, destacou.

O Município procura também que as rendas tenham uma aplicação prática em produtos do dia a dia. “Estão muito válidas com as aplicações que temos estimulado, na moda, na joalharia e agora no calçado, para além da renda tradicional. Pretendemos manter a tradição, apostando em produtos inovadores”, disse o autarca.

Calçado feminino em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche, pretendeu pegar numa tradição antiga e adequá-la à mulher moderna. Raquel Castro, criadora da RUTZ, revelou que “foram criados dois modelos em exclusivo para a Mostra Internacional de Peniche, que serão comercializados”. Hugo Batista, criador, acrescentou que é lançado um conceito inovador em que o próprio cliente pode criar um produto exclusivo. “É altamente personalizável. A pessoa pode escolher o padrão que quiser e criar o seu próprio modelo”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

vidais2novo

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto