Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 22° C
21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C
EDITORIAL

O “Toma” do Zé Povinho

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As pessoas que vivem na região do oeste sabem que o transporte urbano das Caldas se chama “Toma”, em homenagem bem merecida a uma das criações mais populares de Rafael Bordalo Pinheiro. Todos, por esse Portugal fora, conhecem a figura pitoresca do Zé Povinho, no seu gesto eternizado de discordância e protesto perante aquilo que lhe é adverso e que coloca em causa aquilo que ele próprio representa: o Povo português.

O “Toma” passou a designar um meio de transporte, em vez de estar apenas associado a um gesto feito com os braços e que, para muitos, é grosseiro, ainda que o pratiquem vezes sem conta na sua imaginação, sempre que algo lhes desagrada, ou se sentem enganados.

Ainda que não exista uma peça representativa do Zé Povinho em cada casa portuguesa, todos concordamos que é uma figura emblemática, com certeza. Quase estaríamos tentados a dizer que, dentro de cada um de nós, vive um Zé Povinho. No entanto, a verdade é que todos temos convivido muito de perto com a sua digníssima esposa, a não menos famosa “Maria Paciência”, pois para aguentar a dose de impostos, de cortes nos ordenados e nas pensões dos menos favorecidos têm sido necessárias quantidades industriais de paciência e de brandos costumes.

A nossa indignação tem sido suplantada pela nossa paciência. Se não fossemos tão brandos, talvez o governo já tivesse caído, ou já teria havido uma “revolução”. Longe de nós incitar à rebelião, mas com tanto corte e tanto imposto, não há paciência que aguente! Talvez haja necessidade de fazer renascer a indignação do gesto do Zé Povinho e convidar os nossos governantes a dar uma voltinha de “Toma”. Só com bilhete de ida para parte incerta, sem volta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Torneio de Vólei adaptado

No passado sábado, o Sporting das Caldas realizou o primeiro Torneio de Vólei adaptado, no âmbito do DEVolley Project - Projeto de Voleibol Diferenciado Envolvente.

scc