Presente no passado sábado na Nazaré, a propósito da corrida de touros que decorreu na vila, Rui Bento Vasques confidenciou, pela primeira publicamente, a sua preocupação com a evolução de estado de saúde daquele que foi, nas arenas, um rival, concorrendo ao nível da popularidade entre os aficionados.
“Apesar da gravidade do perigo de vida, está a aparecer uma luz ao fundo do túnel para que o milagre aconteça. O José Luís está a receber sinais da onda de solidariedade e de desejo de todo o Mundo que ele recupere e consiga superar esta que é a maior cornada da sua vida”, disse o empresário.
Rui Bento Vasques e José Luís Gonçalves são toureiros da mesma geração. O primeiro é apenas um ano mais velho (49 anos). Ambos venceram há 31 anos um concurso de descoberta de novos talentos para a tauromaquia e foi aí que se tornam amigos e ao mesmo tempo adversários. Cada qual seguiu o seu percurso e Rui Bento Vasques retirou-se há uma década. Já José Luís Gonçalves manteve-se até 2010.
A amizade entre os dois levou o diretor da Praça do Campo Pequeno a convidar José Luís Gonçalves para ser professor da Academia do Toureio.
O ex-matador de touros, além do traumatismo craneoencefáclico grave, fraturou a clavícula e partiu três costelas. Já foi sujeito a duas operações cirúrgicas ao cérebro e esteve em coma induzido. José Luís Gonçalves permanece internado no serviço de Neurocirurgia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Este acidente colocou em estado de choque a família e amigos. Têm sido realizadas missas apelando e esperando a recuperação do estado de saúde. Tem vindo a formar-se uma onda solidária pelo país e a população tem vindo a acompanhar com atenção o caso.
José Luís Gonçalves é descrito com tendo sido um guerreiro na arena. Rui Bento Vasques acredita que agora, na luta pela vida, também consiga triunfar.
Francisco Gomes
0 Comentários