Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
10° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 17° C
10° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 18° C

Volta a Portugal em bicicleta passou nas Caldas

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A caravana da 75ª Volta a Portugal em bicicleta passou pela região Oeste, naquela que foi a primeira etapa da mítica prova nacional. Bombarral foi o local escolhido para a partida, tendo 153 ciclistas de 17 equipas percorrido as estradas do Oeste, passando por Óbidos, Caldas da Rainha onde alguns comerciantes mostraram a cerâmica tradicional, seguindo a pedalar até Alfeizerão, Nazaré e pelo concelho de Alcobaça nas praias de Pataias. Esta primeira etapa ligou Bombarral a Aveiro num total de 203,3 quilómetros com os ciclistas portugueses, sul africanos, franceses, italianos, russos, norte americanos, espanhóis e outros, que tentam suceder ao vencedor de 2012, David Blanco.
A caravana passou pelas Caldas e foi brindada pelos seus produtos característicos

A passagem pelo Bombarral terminou um interregno de 27 anos de ausência do mapa de partidas e chegadas da mais prestigiada competição velocipédica portuguesa. As últimas vezes em que o Bombarral fez parte das partidas ou chegadas da prova foi em 1932, 1985 e 1986. Este regresso é para José Manuel Vieira, presidente da autarquia, uma paixão.

“Entre várias vitórias na clássica Porto-Lisboa, diversos títulos nacionais, individuais e coletivos, incluindo a Taça de Portugal, foram vários os ciclistas bombarralenses que, ao longo de décadas, deram muitas alegrias aos seus adeptos. A paixão do Bombarral por esta modalidade está simbolizada, há mais de cem anos, no emblema do principal clube da terra, o Sport Clube Escolar Bombarralense. O regresso da mais acarinhada prova portuguesa à nossa terra, ao fim de tantos anos, é motivo de festa para toda esta região oeste, onde pedalar entre vinhedos e pomares é de novo um prazer para os nossos heróis”, disse.

São muitas as histórias que ligam a vila do Bombarral ao ciclismo português. Em 1932 integrou, pela primeira vez, o percurso da Volta a Portugal ao receber um final de etapa e dando início ao último dia de competição. Mais recentemente, através do Sport Clube Escolar Bombarralense, a equipa da região foi uma das grandes da modalidade, tendo chegado ao primeiro lugar da classificação coletiva da Volta em 1982.

Na passagem pela cidade das Caldas da Rainha, uma das meta volantes da primeira etapa, conferindo pontos extra aos ciclistas que passassem primeiro neste ponto do percurso, houve um banho de multidão ao longo de todo o percurso na cidade, especialmente na Praça da Fruta, onde alguns comerciantes exibiram os seus produtos, aproveitando a visibilidade da prova, que comemora nesta edição as bodas de diamante.

A cidade caldense preparou-se a preceito para a etapa uma vez que as obras de regeneração urbana foram terminadas dias antes para que os ciclistas passassem pela Rainha, rua general Queirós, praça da fruta, seguindo a rua Sotto Mayor em direção a Tornada. Depois de Alfeizerão e Famalicão passaram pelo rio Alcoa e entraram na Nazaré pela rotunda do porto de abrigo, deixando a vila pelo Sítio da Nazaré, seguindo na estrada atlântica até Pataias e Marinha Grande e daí ligando a Aveiro.

No sprint final venceu Alexander Serov, em segundo ficou Daniel Maxime e em terceiro Manuel Cardoso.

A 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem 11 dias de competição e 1607,9 km.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto

Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.

vidais