Para já, o rapaz de dez anos, que concluiu o primeiro ciclo na escola da Encosta do Sol, nas Caldas da Rainha, prepara-se para mais sessões de apresentação e para os autógrafos, depois da estreia na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, onde até agora foi o autor mais jovem a dar-se a conhecer ao público.
Bernardo viu uma editora nacional – a Chiado Editora – lançar o seu primeiro livro, com 500 exemplares. Para além de ser um autor bastante jovem, a curiosidade reside em apresentar uma obra pedagógica, que apela ao fim do bullying nas escolas, chama a atenção para a importância da família e promove a reciclagem.
“As Histórias de Outro Mundo” é composto por quatro contos, ilustrados por Bernardo, e pretende de forma brincalhona e divertida passar algumas mensagens. “Um deles fala em sermos todos amigos e não termos de lutar, o segundo é sobre a união familiar, o terceiro é sobre o lixo e a reciclagem dos eletrodomésticos, e por último há uma história sobre monstros. É mais para meninos mais pequenos mas dá para todas as ideias”, indicou. Outra particularidade do livro é o facto das personagens falarem sempre em rima. “Gosto muito de poesia”, revelou.
Bernardo reside nas Caldas da Rainha e um dia após as aulas surgiu-lhe a ideia de redigir uma história no computador Magalhães.
“Comecei a escrever um texto e ficou um bocado maior do que os que costumava fazer. Fui mostrar aos meus pais, porque achei o texto giro, mas nunca pensei que chegasse a ser um livro”, confessou.
“Os meus pais gostaram da história e enviaram uma cópia para a Chiado Editora, que decidiu editar”, explicou Bernardo.
Os pais e os três irmãos de Bernardo mostram-se orgulhosos e acham que este é um livro que cativa tanto crianças como adultos. “Já tínhamos reparado que ele tinha muito jeito para a escrita. Notava-se especialmente nas composições que fazia na escola. Abordou assuntos atuais que são da vivência das crianças e da preocupação dos pais”, relatou a mãe, Anabela Monteiro.
“Conseguimos submeter a obra à avaliação da editora e tal como nós ficámos fascinados, penso que também se passou isso com a editora”, comentou o pai, Francisco Monteiro.
Esta é a sua primeira obra, com 35 páginas, mas já anda à procura de inspiração para escrever uma história maior, com cerca de cem páginas.
O livro encontra-se à venda por dez euros no site da Chiado Editora e Wook, FNAC, Book.it, Bertrand e El Corte Inglés.
Francisco Gomes
0 Comentários