Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

Dia dos avós- 26 de julho

Maria Susana Mexia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Celebrar o Dia dos Avós significa reforçar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros ou nas escolas, mas no convívio com toda a família, geração após geração. O dia é celebrado desde 2003 e a data foi escolhida por que é também o dia de Santa Ana e de S. Joaquim, pais da Virgem Maria, avós de Jesus Cristo e padroeiros de todos os avós.

Em Portugal, a instituição do Dia Nacional dos Avós no Parlamento teve em conta o “reconhecimento do papel fundamental dos avós ao nível mais restrito da família e também no espaço mais alargado da sociedade em geral”.

O nascimento de um filho transforma o dia a dia de um lar. Aos compromissos e responsabilidades já existentes, acrescem outras: criar, educar e acompanhar o desenvolvimento do novo filho o que, em muitos casos, se torna complicado, devido aos horários laborais e a outras responsabilidades.

A presença dos avós torna-se imprescindível, pois ajudam, colaboram, dão tranquilidade aos filhos e aos netos, assegurando o equilíbrio necessário no fluir dos dias, aos afetos, à educação, às normas e aos valores.

A vivência intergeracional é sempre muito enriquecedora para todos e, em geral, os avós sentem muito prazer e alegria por poderem estar com seus netos, sentindo-se úteis, rejuvenescendo e atualizando-se, pois em contacto com as crianças e os jovens todos aprendemos muito.

Não interessa se os avós são conservadores ou modernos, novos ou velhos, ricos ou pobres, letrados ou analfabetos, o importante é que eles estão sempre dispostos a cuidar dos seus netos com muito amor, carinho e generosidade, transmitindo-lhes a experiência de vida, o valor da continuidade das referências e tradições familiares e o calor dos afetos.

Maria Susana Mexia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

A dor do tempo que passa

A morte não é um tema que amedronte. Impõe respeito, mas não atemoriza. A memória filosófica está abarrotada de conjeturas e doutrinações sobre o finamento humano, contudo, não passa disso mesmo, suposição e catequese.

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca