Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
EDITORIAL

Pela salvação nacional…

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente da República teve mais uma das suas ideias peregrinas. Agora lembrou-se de juntar os partidos que assinaram o memorando da troika em nome de um bem maior: a Pátria!

Hão de sentar-se à mesma mesa e tomar decisões importantes para as nossas vidas, que desde a revolução de abril têm sido muito mal geridas pelos partidos de maior expressão eleitoral: PS e PSD. Há poucos anos, o CDS/ PP tornou-se o fiel da balança para garantir o equilíbrio da maioria e garantir a governação.

Tem razão o presidente. Quem o escreveu, que o leia, que é como quem diz: quem assinou o memorando que se chegue à frente e garanta que os mercados não desconfiam de nós, que as bolsas não caem ainda mais e que o resto da Europa nos empresta mais dinheirinho enquanto não pagamos os calotes.

O problema é que os ditos senhores estão mais preocupados com o seu umbigo político do que com o bem da nação. Cada um deles faz lembrar o rei francês Luís XIV que dizia “O Estado sou eu”. Bem, há quem ainda não seja Estado, mas queira tanto sê-lo que até já se dá ares de majestade e se põe em bicos de pés, pondo-nos a nós em “estado de sítio”.

Se D. Afonso Henriques tivesse adivinhado o que fariam as gerações vindouras, com certeza não teria lutado tanto para que fossemos um povo independente de Espanha. Esse sim: confrontou a mãe e o avô, rei de Espanha, por um bem maior: um pedaço de chão a que deu o nome de Portugal. Correu o risco de ser deserdado, desprezado pela família, rejeitado por todos os povos da Europa. Nada o demoveu. Havia um bem maior que se impunha aos sacrifícios individuais. Mas homens dessa casta, o nosso chão já não dá há muito tempo.

Talvez por estar ao abandono desde há muito, a nossa terra só produz “fenómenos” políticos de qualidade duvidosa: falam muito não fazem nada; prometem muito, não cumprem nada; projetam muito, não acabam nada…

Não se pede muito a estes homens: não se lhes pede suor nem sangue, apenas que dialoguem e encontrem uma forma de renegociar a dívida de forma a aliviar a canga dos impostos que nos faz vergar todos os dias um pouco mais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce