Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
“4 ROSTOS, 4 VISÕES"

Liberdade de pensamento

José Rafael Nascimento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Somos aquilo que pensamos. A nossa identidade estrutura-se nas crenças que possuímos, nos valores que defendemos e nas acções que prosseguimos. Quando abdicamos do pensamento próprio, oferecemos a nossa identidade àqueles que nos dizem como e em que pensar, tornando-nos seus escravos. Basta associar uma postura acrítica a uma motivação de pertença, para que nos deixemos condicionar, adoptando a identidade do grupo ou o pensamento do líder. Em suma, quando deixamos de pensar pela nossa cabeça, corremos o risco de entregar a alma ao diabo.

No domínio das atitudes políticas e das pertenças partidárias, esta é uma questão central. Podem os membros dos partidos políticos pensar de forma livre? Cada um dirá se pode ou não, mas certamente que todos deveriam poder fazê-lo. Einstein dizia que “a confiança cega na autoridade é a maior inimiga da verdade”, o que Stalin confirmava, questionando: “se as ideias são mais poderosas do que armas e nós não permitimos que as pessoas tenham armas, porque havemos de permitir que tenham ideias?”.

Sem pensamento crítico, as organizações estão condenadas a definhar e os indivíduos a perecer com elas. É essencial que a pluralidade de opiniões seja respeitada e até estimulada, pois “se toda a gente pensa o mesmo, então ninguém está a pensar” (B. Franklin). Nas Caldas da Rainha há, felizmente, imensa gente com capacidade para pensar, mas muitos pensam baixinho e outros pensam sem criar, tal o condicionamento e fechamento imposto por uma gestão autárquica acéfala e adversa ao pensamento criador. Temos todas as condições para ser um centro cultural de excelência no panorama nacional e internacional, mas, para isso, precisamos de quem coloque o interesse das Caldas e dos caldenses acima dos interesses pessoais e mesquinhos do poder pelo poder.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto