Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
10° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 17° C

Proposta financeira para a falta de redes de esgotos em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na última sessão pública da câmara de Óbidos, o vereador José Machado, eleito na lista do PS, lembrou reclamações de populares e recentes notícias da imprensa local e nacional, sobre a falta de algumas redes de esgotos no concelho. Citou que estas redes de esgotos estão prometidas há muitos anos, mas ainda não foram construídas em parte das localidades, tais como Gaeiras, Usseira e A-da-Gorda.

Disse que pelo facto de não terem sido aprovadas candidaturas a fundos da União Europeia para este efeito, deverá encontrar-se alternativa para o seu financiamento. Propôs como solução para resolver o problema da falta de rede de esgotos em vários locais os 700 mil euros necessários para estas obras serem obtidos com a redução desse valor do subsídio previsto para este ano e para o próximo, destinado à empresa municipal Óbidos Criativa, no valor de 848 mil euros mais IVA. Acrescentou José Machado que se for aceite esta sua proposta, a empresa municipal ainda receberá um bom subsídio da Câmara.

José Machado recordou que já no decurso dos mandatos autárquicos da atual maioria política, no Alto das Gaeiras, foram licenciados uma moradia e um restaurante, os quais não estão ligados à rede pública de esgotos.

O vice-presidente da câmara, Humberto Marques, disse que não haverá país no mundo onde todas as habitações estejam ligadas às redes públicas de esgotos.

O vereador Pedro Félix, do PSD, referiu que importa analisar se o investimento necessário para dotar determinadas zonas com rede de saneamento se justifica em função do número de habitações a serem servidas, já que, no caso das três zonas da freguesia de Gaeiras que não estão ligadas à rede municipal de esgotos, os habitantes são apenas cerca de 50.

O presidente da câmara disse parecer-lhe que o vereador José Machado não está realmente preocupado com a falta de esgotos para algumas pessoas, porque durante oito anos não fez nenhuma intervenção nesse sentido.

José Machado recordou que tem alertado, ao longo de anos, para a falta de cumprimento desta promessa eleitoral.

Atraso na colocação das atas no portal do Município

O vereador José Machado, eleito na lista do PS, alertou que a ata de reunião de Câmara mais recente no portal do Município é de 2 de maio do ano passado, o que corresponde a atraso superior a um ano.

Acrescentou que há pessoas que têm interesse em acompanhar a atividade da Câmara e assim veem-se impossibilitadas. Salientou que estando atualmente aprovadas todas as atas das reuniões de Câmara, não vislumbra qualquer razão para não serem colocadas de seguida no portal do Município.

Disse ainda que a ata mais recente da Assembleia Municipal no portal do Município é de 27 de dezembro de 2012 e que as atas da Câmara no portal do Município ainda estão mais atrasadas do que as da Assembleia Municipal.

O presidente da Câmara disse que esta questão seria regularizada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“RBmoda”, nova loja de moda masculina na Rua das Montras

Abriu no passado sábado mais um espaço dedicado à moda masculina em Caldas da Rainha, a RBmoda, que pertence aogrupo Rebelequation Lda, que já detém a loja de marca portuguesa de moda feminina Ferrache. A nova loja de moda masculina situada em plena Rua das...

ferrache1

Vereadora almoça de surpresa na cantina da escola para avaliar refeição  

Várias manifestações de desagrado com as refeições escolares servidas aos alunos nas escolas do concelho das Caldas levaram a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Conceição Henriques, a fazer uma visita surpresa a uma das cantinas com o intuito de avaliar o serviço. 

cantina escola