Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Candidatos da CDU denunciam condições dos trabalhadores dos Serviços Municipalizados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada quinta-feira, os candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal das Caldas da Rainha realizaram uma visita aos Serviços Municipalizados, tendo contactado com vários trabalhadores e mantido conversa sobre os problemas com que se debatem.

De acordo com José Carlos Faria e Vítor Fernandes, várias são as situações que há diversos anos afetam os trabalhadores dos Serviços Municipalizados.

“Desde 2001 fazem turnos durante todo o ano e só recebem 8 meses. Porém, há quem receba todo o ano. É um problema que se arrasta no Tribunal desde 2003”, indicam.

Por outro lado, “em cerca de 50 trabalhadores, 23 têm ordenado mínimo, situação que poderia ter sido resolvida se a Câmara Municipal tivesse aderido à opção gestionária. Em Óbidos ou Porto de Mós, trabalhadores com o mesmo nível de responsabilidade e tempo de serviço, ganham mais 80€ por mês”.

“Há 12 anos que não há promoções, as categorias profissionais estão no limite mínimo e a partir das 16 horas só ficam 4 pessoas a trabalhar”, referem. “Se houver uma simultaneidade de problemas, como é que se resolve?”, questionam, adiantando que “o pagamento/hora numa emergência, em alguns casos não cobre os custos de deslocação dos trabalhadores”.

“A prevenção de fim de semana para a eletricidade (média e baixa tensão) é assegurada por uma empresa privada que recebe cerca de dois mil euros por mês, quando há capacidade técnica instalada capaz de dar resposta aos problemas. Não se potenciam as capacidades existentes, optando-se pelo benefício das empreitadas externas”, contestam José Carlos Faria e Vítor Fernandes.

Os candidatos apontam ainda que “não se verifica a formação e atualização de conhecimentos, apenas ações esporádicas no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho”

“Existe, de facto, uma situação discriminatória, em termos de vencimentos, promoções e formação em relação a outros trabalhadores da Câmara e de outras autarquias”, concluem os candidatos da CDU, que relatam que os trabalhadores “afirmam que há mais de dois anos que não vêm o presidente da Câmara nem os vereadores responsáveis pelos Serviços Municipalizados”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161