Q

Distrital de Leiria da Juventude Popular visita IPL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 21 realizou-se a visita de uma delegação da Distrital de Leiria da Juventude Popular ao Instituto Politécnico de Leiria, com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento, as instalações, a oferta formativa, os problemas e a realidade da instituição.
Jovens foram recebidos pelos responsáveis do IPL

No passado dia 21 realizou-se a visita de uma delegação da Distrital de Leiria da Juventude Popular ao Instituto Politécnico de Leiria, com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento, as instalações, a oferta formativa, os problemas e a realidade da instituição.

A delegação, composta por elementos das comissões políticas de vários concelhos e por membros dos órgãos distritais, foi recebida pelo presidente do IPL, Nuno Mangas, pelos vice-presidentes João Marques e José Silva, e ainda pelo diretor do CDRsp (Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto), Paulo Bártolo.

Foram discutidos temas como o papel do ensino superior orientado para o empreendedorismo, o impacto social e económico do IPL na região, a sua cooperação com as empresas, os serviços próprios (residências e cantinas) que providencia à sua comunidade escolar, as suas unidades de investigação, o intercâmbio de alunos com o exterior e as limitações impostas pelo regime e enquadramento legais dos politécnicos enquanto instituições de ensino superior.

Foram igualmente abordados quais os desafios futuros do instituto e as dificuldades inerentes a esses objetivos. Nesse sentido, verificou-se que “o facto de o IPL não possuir a denominação de universidade é um obstáculo nas suas relações internacionais, designadamente ao nível do chamamento de estudantes internacionais (representam uma significativa fonte de rendimentos para a região), essencial para tornar este setor exportador”, sustenta a JP.

Adicionalmente, revelou-se também pertinente a questão dos doutoramentos, uma vez que o IPL é a 3ª instituição de ensino superior do país que mais patentes registou nos últimos três anos, em grande medida devido a projetos associados à concessão do grau de Doutor, que contudo, não os pode atribuir, em virtude da Lei vedar essa capacidade aos Politécnicos”, adianta.

“Quanto à questão do ensino pós-laboral, concluímos acerca da diversidade e qualidade da oferta existente e da necessidade estratégica de o manter, apesar dos custos acrescidos face ao ensino diurno”, refere a JP.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dia Digital e Telessaúde

A Unidade Local de Saúde do Oeste, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, vai promover o Dia Digital e Telessaúde, na Sala de Formação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Bombarral, no dia 26 de março, a partir das 10h00.

Almoço de antigos alunos

O almoço dos antigos alunos da escola primária do Sobral do Parelhão, no Bombarral, vai ter lugar no dia 30 de março, pelas 13h00, numa iniciativa da Sociedade Recreativa Sobralense, onde o evento se realizará.

João Almeida corre Paris-Nice

O ciclista caldense João Almeida estava, no fecho desta edição, em 18º lugar, após a terceira etapa da Paris-Nice, encontrando-se a 48 segundos do camisola amarela, o norte-americano Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike).

almeida 1