Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

A Hipertensão

Nutricionista Juliana Esteves

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A hipertensão afeta cada vez mais pessoas e é uma doença crónica em que se verificam valores de tensão arterial elevados de forma continuada ou seja a máxima superior a 14 na mínima superior a 9. Inicialmente, a hipertensão não tem sintomas sendo a única evidencia os valores de tensão arterial elevados. Posteriormente, com o avançar da doença os aparecem os sintomas como tonturas cansaço, mal-estar e dores de cabeça.

Existem pessoas que têm uma maior probabilidade de sofrer desta doença como as pessoas que têm excesso de peso ou obesidade, que têm uma alimentação desequilibrada, que não praticam exercício físico, que são fumadoras, que sofrem de stress e que têm antecedentes familiares.

Mas, existem formas de prevenção como: Aumentar o consumo de vegetais e de fruta; Diminuir o consumo de gorduras; Praticar exercício físico regularmente; Deixar de fumar; Evitar o café; Perder peso caso necessário; Controlar o stress; Diminuir o consumo de sal na alimentação.

O sal é o principal inimigo nesta doença e nós portugueses consumimos demasiado sal, 12gr por dia quando o recomendado é 6gr. Ou seja, precisamos de reduzir rapidamente uma grande quantidade de sal da alimentação e algumas técnicas para isso são: Não usar saleiro à mesa; Substituir o sal por ervas aromáticas ou especiarias; Beber bastante água.

Assim, tomando estas medidas e cuidados estabilizamos a nossa tensão arterial, ganhando assim saúde, porque a nossa saúde vem sempre em primeiro lugar.

Nutricionista Juliana Esteves

Julianasantosesteves@gmail.com

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.