A SIPO - XVIII Semana Internacional de Piano 2013, promovida pela Associação de Cursos Internacionais de Música de Óbidos (ACIM), com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos e do Ministério da Cultura – Direção Geral das Artes, vai realizar-se de 26 de julho a 4 de agosto, em Óbidos, sendo orientada por professores de renome internacional. Desde 1996, a SIPO é um marco no panorama da música internacional. Este ano o programa começa com um concerto no dia 26, às 21h. Josep Colom vai interpretar obras de Mozart, Chopin, Debussy, M. de Falla, Brahams e Schoenberg.
Com atuações no Auditório Municipal da Casa da Música, sempre pelas 21h, no dia seguinte é a vez de Luiz de Moura Castro. A 28 de julho o violoncelista Márcio Carneiro e a pianista Manuela Gouveia tocam obras de Freitas Branco e Villa-Lobos. Peças de Chopin e Brahams serão interpretadas no dia 29 por Boris Berman
A 31 de julho, Paulo Badura-Skoda interpretam composições de Mozart, Beethoven e Bartok.
Bridget de Moura Castro recorda compositores do séc. XVI, XVII e XVIII, num concerto no dia 1 de agosto, pelas 17h. Pelas 19h tocam os laureados do prémio Antena 2, SIPO 2012, com obras de Schubert.
No dia 2 de agosto haverá uma homenagem a Helena Sá e Costa, com Paulo Badura-Skoda, piano, Manuela Gouveia, piano, e Luiz de Moura Castro, piano, que tocarão obras de Bach. Bruno Caseirão será o comentador.
No dia 3 de agosto, às 17 e 21 horas, atuam os participantes na SIPO 2013, evento que encerra no dia 4 com Fermin Bernetxea e obras de Ravel, Donostia e Albeniz.
No âmbito da SIPO tem lugar no dia 27 de julho, pelas 17h, no Pavilhão Casa da Barbacam, uma palestra com António Gomes de Pinho subordinada ao tema “A Importância da Cultura em Tempo de Crise”.
Sofia Marques
0 Comentários