A Deco Proteste analisou 50 617 preços para 2 cabazes: um com 85 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas do fabricante mais vendidas e outro, mais adaptado aos novos hábitos dos portugueses, a pensar em quem combina marcas de fabricante com as mais económicas na loja. Na guerra dos preços, escolher a morada certa rende um reforço de centenas de euros no orçamento familiar.
Das 581 lojas analisadas, Jumbo, Pão de Açúcar e Continente são as mais baratas.
No concelho de Caldas da Rainha através do simulador da Deco Proteste conclui-se que o Pão de Açúcar no Centro Comercial Vivaci é o supermercado mais barato para fazer compras da cidade, seguindo-se do Pingo Doce na estrada da Tornada. Como os supermercados mais caros para fazer compras encontram-se o Minipreço na Rua Engenheiro Duarte Pacheco, em penúltimo lugar, com uma percentagem de mais caro em relação aos outros supermercados de 7%, e em último lugar como o supermercado mais caro da cidade o LIDL, na Rua Dr. Bernardino A. C Pargana, com uma percentagem de mais caro em relação aos outros supermercados de 8%.
Trocar alguns produtos por equivalentes das marcas mais baratas pode representar uma poupança média de 20 por cento. No Pão de Açúcar ronda os 22 por cento, segundo a revista da associação de defesa dos consumidores.
Os cartões de cliente devem ser usados sem hesitação, pois atribuem descontos significativos, informou a DECO. Disponíveis em vários supermercados, só o cartão do Continente oferece um desconto permanente. Mesmo assim, o Jumbo, da mesma cadeia do Pão de Açúcar, é o mais barato.
Os supermercados on-line cobram preços acima da média dos praticados nas lojas da mesma cadeia. Segundo a DECO, as compras on-line devem ser feitas só em último caso. O Jumbo (da cadeia do Pão de Açúcar) é também o mais barato na Internet.
Sofia Marques
0 Comentários