No âmbito da exposição “A Duas Mãos. Desenhos Inéditos de Manuel Henrique Pinto e José Malhoa”, terá lugar, no dia 5 de julho, pelas 21:30 horas, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, a conferência intitulada “Em comum: os pintores Manuel Henrique Pinto (1853-1912) e José Malhoa (1855-1933)”. Será proferida por Sandra Leandro, doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, professora auxiliar na Universidade de Évora, membro integrado do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e pertencendo à linha MUST - Museum Studies.
Manuel Henrique Pinto e José Malhoa são dois pintores do primeiro naturalismo português, os quais desenvolveram uma estreita amizade e companheirismo, que se manifesta nas suas obras. Menos conhecido o primeiro, muito conhecido o segundo, voltam a conviver “A duas Mãos”, através de um conjunto de desenhos inéditos que agora se expõem no Museu José Malhoa.
Conheceram-se na Academia de Belas-Artes de Lisboa, tendo ambos pertencido e exposto na Sociedade Promotora de Belas-Artes, com o “Grupo do Leão”, no Grémio Artístico, na Sociedade Nacional de Belas-Artes e em diversos certames internacionais.
Nesta comunicação pretende-se destacar a trajetória menos conhecida de Henrique Pinto e colocar a par algumas obras dos dois artistas, notando coincidências e divergências.
0 Comentários