Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 28° C
18° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 29° C
19° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 32° C
  • Sunday 32° C

Desenhar e modelar o corpo humano no Cencal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Iniciou-se na passada quinta-feira, no Cencal, nas Caldas da Rainha, o curso de Desenho e Modelação do Corpo Humano, no âmbito do ciclo dos modeladores, tendo como objetivo fornecer conhecimentos sobre a anatomia humana, nas suas dimensões, proporções e constituição, permitindo aprender e compreender ou aperfeiçoar o seu conhecimento da estrutura corporal. Este conjunto de ações destina-se a facultar aos participantes competências que abrirão caminho para uma abordagem mais autêntica à modelação e escultura do corpo humano. A ação iniciou com o desenho, seguindo para a modelação em barro através da observação e estudo com modelo ao vivo. Esta ação formativa, dirigida pelo escultor Roberto Miquelino (mestre em escultura pela FBAUL), destina-se a modeladores, ceramistas, pintores, artesãos, artistas plásticos, designers, professores, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano, tendo uma duração de 100 horas, decorrendo às 5ªs feiras, das 9h às 18h30. No âmbito da formação em cerâmica, o Cencal realiza também em junho um curso de Lustres, Lustrinas e Reflexos Metálicos no âmbito do Ciclo Pintura III.

Originariamente conhecidos como lustres e reflexos metálicos, a sua origem remonta ao Egito e à Mesopotâmia e chega ao sul da Península Ibérica vinda do Irão pela mão dos ceramistas árabes cujas primeiras expressões remontam ao Século VII.

A técnica do lustre é uma expressão decorativa muito peculiar e delicada pelo que, hoje em dia, existem poucos ceramistas a utilizar esta forma decorativa.

No século XX e até hoje, foram “substituídas” pelas lustrinas, um género do lustre metálico de caráter mais controlado e estável. Nesta ação, os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco a sua história, as técnicas e os processos dos velhos lustres assim como das modernas lustrinas.

O curso é destinado a ceramistas, pintores, artesãos, artistas plásticos, designers, professores EVT, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano, sendo dirigido por Teresa Lima (Pintora cerâmica e ceramista, especialista em decoração cerâmica) e Paulo Óscar (Ceramista e escultor, especialista em tecnologia de redução).

Eco Design ao Produto Cerâmico

Ainda no mês de junho está prevista uma ação de formação intitulada do Eco Design ao Produto Cerâmico com o objetivo de desenvolver produtos que contribuem para a sustentabilidade, através da redução do seu impacte ambiental ao longo do ciclo de vida.

A ação decorrerá durante 50 horas, às 6ª feiras das 14h às 20h e sábados das 9h às 13h, a partir de 14 de junho e terá como formador o mestre em design industrial David Camacho (especializado em design ambiental, docente universitário e designer industrial no LNEG).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.