“A Região Centro beneficia de um potencial único, quer em termos paisagísticos quer em termos arquitetónicos, tendo sido ao longo dos anos palco de várias produções cinematográficas e audiovisuais nacionais e internacionais de relevo. O Turismo induzido pelo Cinema é hoje cada vez mais uma realidade inegável, são claros os exemplos de grandes cidades europeias que têm beneficiado desta realidade e mesmo em Portugal já existem case studies sobre o tema”, sustenta.
A intervenção procurou sobretudo dar a conhecer o impacto na economia local gerado diretamente pela indústria cinematográfica quer através da criação de emprego, seja ele permanente ou temporário, quer através do consumo de diversos serviços necessários à realização de uma produção audiovisual, nomeadamente hotelaria, restauração, rent-a-car, serviços de carpintaria e eletrotécnica, serviços municipais, entre outros.
“A ausência de uma política coordenada das administrações locais para esta indústria não tem ao longo dos anos favorecido a captação de mais produções. Este é um dos primeiros objetivos do grupo de trabalho já constituído para a criação da Center of Portugal Film Commission, onde terão um papel destacado a CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), o Turismo do Centro e as CIM’s (Comunidades Intermunicipais) da Região Centro”, referiu o responsável.
0 Comentários