Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
16° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Região tem potencial para produções cinematográficas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos passados dias 20 e 21, José Mineiro, produtor executivo da CheckTheGate e sócio-fundador de duas empresas sedeadas no Parque Tecnológico de Óbidos, a Catappult e a OnSetLab, participou como orador convidado na 2ª Conferência Internacional de Cinema e Turismo, promovida pelo GITUR (Grupo de Investigação em Turismo do IPLeiria). Foi no âmbito da criação de um Cluster do Cinema para a Região Centro que se centrou a sua intervenção, onde a criação da Center of Portugal Film Commission foi apresentada como um dos primeiros passos deste ambicioso projeto que visa dar um novo alento à indústria cinematográfica e audiovisual em Portugal e mais concretamente na Região Centro do país.

“A Região Centro beneficia de um potencial único, quer em termos paisagísticos quer em termos arquitetónicos, tendo sido ao longo dos anos palco de várias produções cinematográficas e audiovisuais nacionais e internacionais de relevo. O Turismo induzido pelo Cinema é hoje cada vez mais uma realidade inegável, são claros os exemplos de grandes cidades europeias que têm beneficiado desta realidade e mesmo em Portugal já existem case studies sobre o tema”, sustenta.

A intervenção procurou sobretudo dar a conhecer o impacto na economia local gerado diretamente pela indústria cinematográfica quer através da criação de emprego, seja ele permanente ou temporário, quer através do consumo de diversos serviços necessários à realização de uma produção audiovisual, nomeadamente hotelaria, restauração, rent-a-car, serviços de carpintaria e eletrotécnica, serviços municipais, entre outros.

“A ausência de uma política coordenada das administrações locais para esta indústria não tem ao longo dos anos favorecido a captação de mais produções. Este é um dos primeiros objetivos do grupo de trabalho já constituído para a criação da Center of Portugal Film Commission, onde terão um papel destacado a CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), o Turismo do Centro e as CIM’s (Comunidades Intermunicipais) da Região Centro”, referiu o responsável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.