Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

PS fala dos problemas da freguesia de Santo Onofre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Partido Socialista das Caldas da Rainha levou a efeito o 12° encontro autárquico, iniciativa iniciada em 2009 e que vai percorrer todas as dezasseis freguesias do concelho. O evento teve lugar no Centro da Juventude e contou com a presença de várias dezenas de participantes. O objetivo é escutar as populações acerca dos problemas de cada freguesia, bem como criar oportunidade para os autarcas do PS prestarem contas aos seus eleitores da atividade que vêm exercendo. Entre outros assuntos foi referida a situação da estrada das Águas Santas, que se encontra num “estado lamentável de conservação”. Foi também dada nota sobre o estado de degradação do balneário das Águas Santas, “cujo teto ameaça colapsar bem como começa a servir de abrigo a estranhos”. Foi indicada a necessidade de limpeza de valetas entulhadas muito frequentemente na zona do Alto dos Moinhos. No Bairro dos Arneiros foi denunciada a existência de vários passeios cheios de ervas e que carecem de manutenção, bem como situações rodoviárias que exigem rápida solução, como posicionamentos do sinal avisador de passagem pedonal que se encontram exatamente em cima da passadeira, não dando oportunidade aos condutores de proceder à devida redução de velocidade. Foi referido o caso dos lavadouros do Bairro das Morenas que carecem de reparação, assim como o parque infantil, que se encontra com o gradeamento danificado desde há muitos meses. Foram mostradas também neste bairro fotos de uma lixeira a céu aberto em pleno espaço urbano junto da ponte. Foi referido o “estado péssimo” em que se encontra o arruamento por detrás do supermercado Aldi e o lixo que se encontra no rio dos Casais da Ribeira.
Encontro no Centro da Juventude

Noutra zona da freguesia, comentaram-se algumas situações anómalas que constituem perigos desnecessários, como a existência de aberturas e portões que permitem o acesso fácil de crianças à linha férrea. A Rua Bartolomeu Dias tem “um traçado excêntrico com reduções aleatórias da largura da estrada e um piso em completa negligência”.

Foi informado que existem fissuras no talude por baixo do viaduto junto à Expoeste, com perigo de abatimento.

Foi referida a necessidade de reparar a rede do Monte Olivett, bem como a necessidade de resolver a situação rodoviária no acesso que desce do Monte Olivett até ao supermercado E.Leclerc. Também se referiu a necessidade de “impedir que a estação elevatória tenha um poço de grande profundidade com acesso livre, facto que constitui um elemento de risco completamente desnecessário”.

Foi discutida a situação das candidaturas às autárquicas deste ano, tendo a candidata à junta de freguesia de Santo Onofre, tomado a palavra para apresentar as linhas mestras da elaboração do seu programa eleitoral para a freguesia.

Maria Antónia Nogueira destacou a precariedade da situação social que se vive na freguesia, com “um aumento muito preocupante dos casos de assistência social”. Foi feita a apresentação de dados estatísticos referentes à freguesia e que revelam “situações dramáticas”: “Em 2009, havia 148 beneficiários de apoios sociais na freguesia. Esse valor subiu em 2013 para 478. De 63 famílias em dificuldades, passámos para 174 famílias. Constatou-se que o nível etário mais frequente que se apresentou para obter benefícios sociais e apoio por parte da junta vai dos 31 aos 50 anos”.

Perante estes dados, a candidata manifestou a urgência de fazer com que as propostas eleitorais revelem a importância de “apoiar os mais desfavorecidos que conhecem cada vez menos esperanças de retomar um curso de vida estável e assegurar diariamente a comida na mesa e um teto para dormir”.

O candidato à Câmara, Rui Correia, encerrou o encontro, apresentando várias medidas que tomará. Reiterou a necessidade de integrar no perímetro da freguesia equipamentos culturais que afirmem a freguesia como espaço de cultura e criação, e declarou “guerra aberta à sujidade e à poluição visual desta freguesia com pinturas grafitadas sem qualquer valor estético e que nada têm a ver com graffitis”.

Manifestou a sua disponibilidade total para “contestar o desprezo com que esta freguesia foi tratada no plano das obras de regeneração urbana, que ignoraram completamente Santo Onofre, sem qualquer explicação aceitável”.

“Rehumanizar espaços hoje descaracterizados como a Cidade Nova, que exige a implantação de espaços verdes seguros num bairro com numerosas crianças sem lugar para brincar, atribuir às associações e aos bairros de Santo Onofre competências e orçamentos justos para poderem desempenhar as suas funções como fomentadores de integração cultural e solidariedade social”, são outras medidas que defende.

O próximo encontro será em Salir de Matos durante este mês.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos