Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
20° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

Campanha por “Paulinho” luta contra tumor cerebral

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um rapaz de 28 anos, residente em Casal Pardo, Alfeizerão, a quem foi diagnosticado um tumor cerebral, está numa luta constante pela vida. Depois de muita pesquisa, e sem já grandes perspetivas de cura em Portugal, surgiu a oportunidade de realizar um tratamento eficaz através das vacinas das células dendríticas na Alemanha, numa clínica em Duderstadt.
“Paulinho” é do Casal Pardo e está em tratamento numa clínica alemã

Paulo Oliveira, “Paulinho” ou “Pajó”, como é mais conhecido entre os amigos, era um jovem igual a tantos outros. Em 2007 foi-lhe diagnosticada epilepsia, mas dois anos depois, em 2009, após vários exames de rotina foi-lhe diagnosticado um tumor cerebral.

“Paulinho”, após um momento inicial de desespero, não baixou os braços. Deixou de se lamentar, ergueu-se, e com uma vontade incrível e o apoio dos amigos, não se deixou vencer pelo abatimento e pela dor e foi à luta. Após um primeiro médico lhe dizer que não podia ser operado porque era muito arriscado, não hesitou perante um outro médico que lhe disse que tinha que ser operado o mais depressa possível, e mesmo sabendo dos imensos riscos que corria, pois tratava-se de uma ação de alto risco, foi operado. Depois da operação veio a radioterapia. Uma parte do cabelo caiu, mas ainda assim o “Paulinho” enfrentava isso com humor e boa disposição.

Mas a vida continuou, ainda que sob a sombra de uma possível ameaça da doença. No verão de 2012, o “Paulinho” começou gradualmente a perder as forças. Foi levado ao hospital, e após ter sido submetido a uma nova cirurgia de urgência devido ao facto do tumor ter alastrado consideravelmente ao ponto de estar a colocar em risco a vida, ficou a saber-se que “Paulinho” não ia poder mais andar nem falar.

Entre tratamentos de quimioterapia e outros mais alternativos, já fala algumas palavras e anda apesar das dificuldades.

Há três meses, encontra-se a realizar um tratamento que impede o crescimento do tumor, no entanto, na realidade são muitas as dificuldades que estão a surgir, sendo que este tratamento já não demonstra a eficácia esperada inicialmente.

Depois de muita pesquisa, e sem já grandes perspetivas de cura em Portugal, surgiu a oportunidade de realizar um tratamento eficaz através das vacinas das células dendríticas na Alemanha.

Para efetuar esse tratamento, são necessários 4.500€ por sessão, sendo que a primeira custará cerca de 8.000 (ao qual acrescem despesas de clínica, transfusão de sangue e despesas de transporte), necessitando de pelo menos cinco sessões, a primeira das quais está em curso.

Os amigos elaboraram uma página no facebook (https://www.facebook.com/pages/Unidos-por-Ti-Paulinho/474355092632860) e um blogue (http://unidosportipaulinho.blogspot.pt) para divulgar esta causa através da Internet.

Existe um NIB disponível para quem quiser ajudar: 0007 0000 0087 7975 0342 3 (Banco Espírito Santo).

Mais informações: Miriam Simao – tlm. 917 251 176; Délcio Correia – tlm. 913 790 517; Tatiana Vaz – tlm. 917 035 099; Telmo Henriques – tlm. 918 163 329; Pedro Mateus – tlm. 910 465 760.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste de mota mortal

Um homem de 44 anos morreu na tarde do passado domingo no Cadaval, na sequência do despiste da mota que conduzia.

Brass Dass animou ruas da cidade

No âmbito do programa de Animação de Verão 2022, promovido pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha, em parceria com o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, decorreu no passado sábado mais uma arruada pela cidade.

anima