Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C

Bombarral acolheu debate da Oeste CIM sobre as metas da região para 2014-2020

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A central fruteira Mundial Rocha, em São Mamede, concelho do Bombarral, acolheu no passado dia 23, o primeiro de três debates promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), no âmbito da discussão do quadro de referência regional para o período de 2014-2020. “Crescimento inclusivo / Oeste Inclusivo – A Região Oeste e as metas 2020” foi a temática deste encontro, que juntou cerca de seis dezenas de pessoas, em representação de várias instituições da região. Ao presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, coube dar as boas vindas, tendo sublinhado na sua intervenção a importância destas iniciativas para “o estabelecimento duma estratégia forte e coesa para o desenvolvimento das candidaturas ao último quadro comunitário”.
José Manuel Vieira, André Macedo e Célia Roque

Usou de seguida a palavra o secretário executivo da Oeste CIM, André Macedo, para fazer a apresentação da metodologia de trabalho para o desenvolvimento do Programa Estratégico 2020 para a região Oeste.

Tendo em conta a Estratégia Europa 2020, definida pela União Europeia, as prioridades para o período de 2014-2020 passam pelo crescimento inteligente, através da melhoria da qualidade da educação, do fortalecimento da investigação e da potencialização das novas tecnologias, o crescimento sustentável e o crescimento inclusivo, fomentando uma economia de empregabilidade elevada.

Ao nível da região, segundo referiu o orador, o reforço da competitividade no contexto regional, nacional e internacional, e o fortalecimento da cooperação e articulação entre os municípios e os agentes de desenvolvimento públicos e privados são as metas que se pretendem atingir.

Enquanto porta-voz do subgrupo de trabalho Crescimento Inclusivo, coube a Célia Roque, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Torres Vedras, apresentar a reflexão deste grupo acerca das apostas da região nesta área.

Ao nível da taxa de emprego, o objetivo é que até 2020 75% da população entre os 20 e os 64 anos de idade esteja empregada, contra os 69% verificados na região no ano de 2011.

O abandono escolar precoce foi outra das preocupações levantadas pelo grupo, sendo a meta a atingir nesta área uma taxa de 10%, contrariando os 20,5% registados em 2012 ao nível da região Centro.

Foi ainda definido como objetivo a redução da população em risco de pobreza, pretendendo-se atingir uma taxa de 7,4%, taxa essa que no ano de 2011 atingiu os 37,20% na região Oeste.

Por último, a oradora deixou algumas questões para reflexão, nomeadamente ao nível da articulação entre entidades, da responsabilidade social e envolvimento das empresas, da aposta no empreendedorismo e dos percursos curriculares alternativos.

A última parte do encontro foi dedicado ao debate, tendo sido salientado, entre outras ideias, a adaptação das áreas de formação, a aposta no desporto na promoção da inclusão social, a apostar na ruralidade e na agricultura biológica, a importância da partilha entre as várias entidades e o papel que as associações juvenis podem ter neste processo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas