Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C

Peças com História nos Museus d’Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos Museus de Óbidos (Municipal, Paroquial e Abílio), para além de três coleções de arte – pintura, objetos de culto e cenografia/figurinismo – encontram-se artefactos que se destacam pela sua história e pela importância que tiveram na vida da comunidade. Santo António, São João e São Pedro são os três célebres santos populares. O sexto mês do ano homenageia todos eles e, a cada um, encontram-se associadas as mais diversas tradições. Os Museus d’Óbidos dão destaque este mês, a São João Batista.
Os Museus d’Óbidos dão destaque este mês, a São João Batista

O percursor de Jesus Cristo, último profeta da Antiga Lei, primeiro mártir do Cristianismo. Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima da Virgem Maria. Cedo se retirou para o deserto, onde terá levado vida ascética e de penitência. Estava a batizar crentes no Jordão, quando Jesus se fez batizar por ele. Logo O reconheceu como Cordeiro de Deus, o Messias anunciado pelos Profetas.

São João Batista após censurar e acusar publicamente de adultério, Herodes Antipas, foi preso e posteriormente degolado. Padroeiro dos alfaiates, dos peleiros e dos correeiros, alusão ao vestir-se a si próprio, usando a pele de carneiro e um cinto de couro. Devido ao martírio, é padroeiro dos presos e dos condenados à morte.

A sua festa litúrgica realiza-se a 24 de junho.

A imagem representa uma figura masculina, apresentada de forma rigorosa e hierática como era comum na imaginária gótica, com o rosto barbado e semblante sereno, trajando um velo de lã dourado sobre uma veste vermelha. A mão direita aponta para o cordeiro místico, o sinal da salvação, representado num signo em forma discoide, suportado na mão esquerda.

A imagem de São João Batista, conhecida por São João do Mocharro, topónimo dado ao arrabalde do lado poente da vila de Óbidos, é uma das peças mais singulares da escultura tardo-gótica da estremadura e insere-se num estilo de produção quatrocentista da região de Coimbra.

Antigamente colocada num nicho da capela-mor da igreja de que era orago, atual ermida de Nossa Senhora do Carmo, foi trasladado em 1636 para a antiga Capela de São Vicente da Gafaria, com a transferência da colegiada e sede de paróquia para junto da Porta da Vila de Óbidos. Hoje Igreja de São João Batista – Museu Paroquial de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Macroalga da costa de Peniche pode retardar envelhecimento da pele

Os extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga recolhida na costa de Peniche apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase, responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo, aponta uma investigação levada a cabo por uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria. A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

alga

Secretário-geral do PSD foi à Expotur apoiar o partido local

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, esteve na passada quinta-feira na Expotur - Festa de Verão, em Caldas da Rainha,onde sublinhou que “viemos dar o nosso apoio ao PSD de Caldas da Rainha”, adiantando que “recuperar esta CâmaraMunicipal para o partido é também...

hugo soares

Aluno da ESAD.CR quer promover música da região no Brasil

Marcelo Domingues, aluno de Gestão Cultural na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, está desenvolver um projeto para o mestrado, procurando mapear a cena musical em todo distrito de Leiria, com o objetivo de conectar e exportar a música desta região internacionalmente, em especial para o Brasil. 

rimel