Patente ao público de 7 a 21 de junho, com inauguração marcada para a próxima sexta-feira, às 18:00h, a edição da ARTZ deste ano acolhe, nas instalações de Caldas da Rainha do The English Centre, três autores: Jaime António, Fernando Barbosa e Carlos Ribeiro, os quais fazem uma abordagem muito pessoal ao Alto Douro vinhateiro numa interpretação propositadamente intimista e fora do comum, recusando regras estabelecidas, clichés ou postais ilustrados.
Em exposição irão estar 30 obras, 15 das quais a preto e branco, numa abordagem que vai levar os visitantes, patamar a patamar, à descoberta de espaços desta fatia do nosso território, classificado como património da humanidade pela Unesco, de grande valor paisagístico, histórico e cultural.
O místico Vale do Coa onde repousa o maior legado de gravuras rupestres da região e que levou à criação do Parque Arqueológico, o encontro com o espaço e o tempo na aldeia histórica de Cidadelhe, o silêncio quase religioso das adegas da Quinta de Vale Meão onde envelhecem com o lento passar dos tempos alguns dos melhores vinhos da região, ou o plasticismo do interior do polémico museu do Coa com as suas linhas retilíneas entrecruzadas num moderno jogo de luz e sombra são, a par com algumas panorâmicas originais do leito do Douro, entre outros, temas em exposição que revelam realidades magníficas de um território quase desconhecido ou esquecido, com a particularidade de ser uma das áreas mais espetaculares da geografia do nosso território continental.
Aberta ao público em geral, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 19:00h.
A VII edição da Artz terá ainda dedicado um espaço exclusivo para os alunos da academia de fotografia do Colégio Rainha D. Leonor exporem os seus trabalhos, como forma de estímulo no desenvolvimento da sua carreira como fotógrafos.
0 Comentários